O futuro começa pelo presente. É com esse mote que o Mercado Livre quer incentivar a compra de presentes mais sustentáveis neste final de ano, conectando consumidores com marcas que geram impactos socioambientais positivos. As sugestões estão reunidas na seção de produtos sustentáveis da plataforma que, até o dia 25 de dezembro, oferece descontos de até 40% nos mais diversos itens, como roupas, cosméticos, alimentos orgânicos, produtos reutilizáveis ou até mesmo feitos por empreendimentos sociais da Amazônia.
Desde 2019, o Mercado Livre conta com uma seção fixa dedicada exclusivamente a produtos sustentáveis, democratizando o acesso dos consumidores a produtos com impacto positivo e dando visibilidade para marcas e empreendedores de diversos lugares do Brasil. Dentre os produtos, cujo consumo promove a redução de impactos ambientais e/ou a geração de impactos positivos, estão itens reutilizáveis, compostáveis, feitos com materiais reciclados, certificados orgânicos, dentre outros.
“Neste final de ano, queremos que cada vez mais os nossos usuários possam escolher alternativas que geram impacto ambiental e social positivo. No ano passado, mais do que duplicou o número de consumidores desses produtos na nossa plataforma e queremos continuar acompanhando esse crescimento, sensibilizando os usuários, atraindo mais empreendedores e garantindo que sempre tenhamos as opções mais sustentáveis no mercado”, destaca Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre.
A curadoria da seção de produtos sustentáveis da plataforma é feita por uma equipe de especialistas e parceiros do Mercado Livre, contemplando produtos que contribuem para a eficiência energética, geração de energia limpa, redução de emissões de carbono e para a produção responsável. Atualmente, esse espaço reúne mais de 10 mil marcas, que juntas oferecem mais de 33 mil produtos sustentáveis divididos em diferentes categorias.
Além disso, durante esse período, o Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, vai arrecadar doações para a campanha ‘Natal Sem Fome’, realizada pela ONG Ação da Cidadania, por meio do Botão Doar presente em seu aplicativo.
Produtos sustentáveis preferidos
De acordo com levantamento realizado pelo Mercado Livre ao longo do mês de novembro, os 3 itens mais vendidos na seção de produtos sustentáveis da plataforma foram: shampoos e condicionadores sólidos, cotonetes biodegradáveis e garrafas reutilizáveis. Na comparação com o mesmo período do ano passado, shampoos e condicionadores sólidos foram os itens cujas as vendas mais cresceram, cerca de 92% de aumento ano contra ano. Muitos deles estiveram ainda dentre os produtos mais buscados no período, onde também figuram purificadores de água, placa e aquecedor solar, fralda e absorventes ecológicos e cápsulas de café reutilizáveis.
Tendências
Estudo conduzido pelo Mercado Livre, com base em dados de abril de 2020 a março de 2021, indicou crescimento de 112% no número de compradores online desses produtos no Brasil, em relação a 2019. A pesquisa revelou ainda importantes dados sobre a demanda, oferta e tendência de consumo de impacto positivo no Brasil. Considerando os novos compradores da plataforma, na comparação com 2019, chegou a 81% o crescimento do número de consumidores cuja primeira compra no Mercado Livre foi de um produto sustentável.
Outro estudo da plataforma, realizado entre maio e junho de 2021, traçou o perfil médio do consumidor de produtos de impacto positivo na América Latina: 75% deles têm mais de 35 anos e 64% dos consumidores se mostram muito preocupados com a situação ambiental atual — índice que se intensifica junto à população com mais de 45 anos. Considerando as pessoas mais preocupadas com a situação ambiental na região, a categoria que mais consomem é a de alimentação saudável, que integra as compras sustentáveis desse público no último ano.