A Cargill avança mais um passo em sua jornada de transformação para adaptar suas linhas de produto às demandas por soluções mais práticas e sustentáveis. Nesse sentido, o extrato de tomate Elefante Cebola & Alho ganha cara nova e, a partir deste mês, chega aos supermercados com nova embalagem plástica reutilizável de 300 gramas.
Além de permitir melhor vedação nos casos em que o alimento não é utilizado de uma única vez – com maior conservação de aroma e sabor –, o pote também é mais prático em termos de armazenamento e vai do freezer ao micro-ondas. A nova versão conta com exclusiva tampa abre e fecha, elaborada para facilitar a reutilização, tendência que vem crescendo entre os brasileiros, que estão valorizando cada vez mais o reaproveitamento. Nesse caso, o pote pode ser usado, por exemplo, como porta-tempero e para guardar porções de outros alimentos.
Além de diminuir o descarte, o novo pote de Elefante Cebola & Alho reduz em 6% o impacto ambiental e 18% as emissões de CO2 no ciclo de vida do produto, se comparado a versão lata – de acordo com estudo de ACV – Análise do Ciclo de Vida de Elefante, realizado em parceria com a Fundação Espaço Eco. Dessa forma, é possível ter uma redução de 6.800 toneladas de gás carbônico em um ano de produção de extrato de tomate.
“A linha Elefante já faz parte da vida dos consumidores há 75 anos e a Cargill segue totalmente comprometida com a satisfação de seus consumidores, trabalhando para garantir um produto de qualidade alinhado a uma produção segura e sustentável. O novo pote contribui com a redução do desperdício de alimentos, é totalmente reutilizável, dando nova vida à embalagem, com menor impacto ambiental no ciclo de vida, comparado a embalagem anterior. Além da mudança na embalagem, promovemos adaptações em parte dos ingredientes, oferecendo uma versão ainda mais saborosa, com a cebola mais presente para incrementar as receitas nos lares brasileiros”, destaca Márcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.
Comprometimento com a sustentabilidade
A Cargill assumiu um compromisso de reduzir as emissões causadas direta e indiretamente em suas operações em 10% até 2025, comparadas com a linha de base de 2017. Isso significa buscar tecnologias de redução de emissões e investir em energia renovável para suprir suas operações. Recentemente a empresa também assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas cadeias de suprimentos em 30% por tonelada de produto vendido até 2030.
A mudança para a embalagem plástica é fruto de pesquisa indicando que os consumidores da marca buscavam uma opção com maior vida útil do que a tradicional lata. Com a transição de latas para potes plásticos, a Cargill registrou crescimento de 17% nas vendas entre 2021 e 2022, reforçando a expectativa de ótima aceitação dos consumidores, que estão aderindo à proposta de reutilização do pote.