Está acontecendo a nona edição do Rio Open, apresentado pela Claro, o maior torneio de tênis da América do Sul. E quem acompanha a competição no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, encontra não apenas partidas emocionantes entre jogadores consagrados, mas também muita diversão, conectividade e inovação. Durante o torneio, a Claro está promovendo uma experiência inédita na América Latina, o 5G Broadcast, que pode ser experimentada por quem estiver no espaço da operadora no evento.
Considerada a evolução da TV Digital, a novidade possibilita o acesso ao sinal de TV sem a necessidade de aplicativo ou assinatura, permitindo maior interação com a transmissão, a partir das maiores velocidades e latência ultrabaixa proporcionadas com a chegada do 5G. Durante o torneio, o sinal do Claro 5G+ é transmitido do estande da operadora Claro para dispositivos da Qualcomm Technologies. Diferente de uma transmissão comum, o 5G Broadcast leva ao usuário que estiver assistindo às partidas do Rio Open a possibilidade de interagir com anúncios, comunicados, enquetes e até mesmo escolher por qual câmera assistir.
Para o CEO da unidade de Consumo e PME da Claro, Paulo Cesar Teixeira, a ação é uma vitrine única da entrega de conteúdo de TV digital diretamente para smartphones. “A Claro sempre esteve na vanguarda, trazendo as principais inovações e tecnologias para o país e, agora, é a primeira a demonstrar o 5G Broadcast em um evento esportivo tão relevante como o Rio Open. Isso faz parte do nosso compromisso de oferecer continuamente novos serviços e experiências aos nossos clientes”.
Para viabilizar a experiência, a operadora aliou a ultravelocidade do Claro 5G+ à transmissão oficial do evento e ainda contou com suporte da líder global em transmissão e tecnologias de mídia, a Rohde & Schwarz; e pela Qualcomm Technologies, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia e pelos dispositivos utilizados. Assim, os visitantes do Rio Open podem testar a novidade em primeira mão.
Para o vice-presidente de Sistemas de Transmissão e Amplificação da Rohde & Schwarz, Manfred Reitmeier, a tecnologia 5G Broadcast tem o potencial de transformar a forma como os serviços de conteúdo são entregues sem comprometer os serviços celulares móveis existentes. “Estamos entusiasmados em mostrar aos visitantes do Rio Open o que é possível com a tecnologia atual e dar a eles uma amostra de um cenário de transmissão 5G do mundo real. Estamos orgulhosos pela colaboração com a Claro e a Qualcomm Technologies enquanto trabalhamos para impulsionar o 5G e mostrar aos parceiros e clientes exatamente o que eles podem alcançar”.
O diretor sênior de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Brasil, Fiore Mangone, também comemora a parceria e aponta a demonstração com o primeiro passo. “À medida que o 5G avança na próxima década, prevemos que as necessidades das emissoras, provedores de conteúdo, operadoras e usuários continuarão evoluindo. A 5G Broadcast não apenas atende a essas necessidades, mas também é uma plataforma flexível que pode se expandir para oferecer suporte a novos aplicativos e oferecer experiências futuras”, avalia.
Mais experiências Claro
Além da super novidade, outra experiência preparada especialmente para o público do evento é o espaço Cloud Gaming, onde os visitantes podem jogar on-line pelo celular, por meio da nuvem, com velocidade de computador, sem travar e nem ocupar espaço de armazenamento no dispositivo. E quem estiver de passagem, ainda vai pode aproveitar o ambiente instagramável desenvolvido exclusivamente para a ocasião.
Patrocinadora master do Rio Open desde 2014, a Claro também promoveu ações especiais para seus clientes, com pré-venda exclusiva e desconto de 35% para os clientes Claro Clube, que também puderam concorrer à oportunidade de participar de um meet & greet com tenistas renomados e à possibilidade de aprender e jogar com profissionais da ATP.
Para a diretora de Marca e Comunicação da Claro, Ane Lopes, o patrocínio do único ATP 500 da América do Sul é motivo de orgulho e uma oportunidade de relacionamento. “A Claro tem um longo histórico de patrocínio a grandes eventos esportivos. O esporte é um dos pilares da nossa comunicação porque proporciona momentos de conexão das pessoas entre si, com aprendizado e diversão. Uma parceria como essa é uma maneira de estarmos mais perto do público, oferecendo experiências marcantes que vão além muito além dos nossos produtos”, afirma.
Ane também lembra que a competição é um dos principais eventos esportivos do Rio de Janeiro, gerando um impacto positivo na economia do estado e refletindo um compromisso da Claro com ações sociais e sustentabilidade. Além de ser um evento carbono neutro, com reconhecimento da ONU, o Rio Open irá, pelo segundo ano consecutivo, neutralizar as emissões de CO2 derivadas do deslocamento do público.
Por isso, para a diretora, as expectativas para o torneio são as melhores possíveis. “Até agora foram oito edições de sucesso e esta não esta sendo diferente. É, sem dúvida, a edição mais conectada, com Claro 5G+ para curtir os jogos ou fora deles. O que não muda é o nosso compromisso em levar inovação, explorando novas possibilidades para o 5G e conteúdo, tecnologia e muita diversão para os fãs do maior torneio de tênis da América do Sul”.
Clientes da Claro tv+ conseguem acompanhar as emoções da fase final do Rio Open 2023 de onde quiserem por meio do aplicativo do serviço, no canal Sportv 3 (537).