Os veículos públicos apresentam conteúdos especiais na semana do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A Agência Brasil e a Radioagência Nacional publicam série de reportagens, enquanto a TV Brasil, a Rádio MEC e a Rádio Nacional levam ao ar programação temática.
A Agência Brasil destaca notícias sobre o assunto em sua pauta diária. As conquistas femininas por direitos no Brasil, em diferentes dimensões, como trabalho, educação e proteção social, inspiram a série especial de reportagens que a Radioagência Nacional veicula entre os dias 6 e 10 de março.
A TV Brasil exibe um show comemorativo na faixa musical com o programa Todas as Bossas neste sábado (11), às 23h15. O espetáculo homenageia as mulheres em performance de Socorro Lira com diversas participações especiais. O especial “Na Lira da Canção” traz artistas renomadas para uma apresentação exclusiva no estúdio da emissora pública.
A apresentação reúne as cantoras Ana Costa, Dorina e Lu Oliveira que sobem ao palco para dar voz aos versos da compositora, cantora, instrumentista, escritora e produtora cultural. O musical tem as participações especiais das cantoras Áurea Martins e Mariana Baltar, além da própria homenageada.
A programação da Rádio MEC tem repertório com obras de personalidades femininas como cantoras, compositoras e instrumentistas diversas no ar durante todo o dia. O programa Arte Clube entrevista a bailarina e escritora Ingrid Silva sobre a autobiografia “A bailarina que pintava suas sapatilhas”.
No mesmo dia, mais tarde, às 15h, o Armazém Cultural recebe a cantora e compositora Andressa Hayalla. A jovem artista carioca é considerada um dos principais destaques da nova geração do pagode. A convidada lança um single com Péricles e fala sobre as novidades da carreira. À noite, às 21h, o programa Jazz Livre! apresenta uma edição temática com as principais artistas que marcam a cena do gênero.
O destaque na programação da Rádio Nacional é uma edição inédita do tradicional programa Viva Maria, às 17h. A produção sob o comando da experiente jornalista Mara Régia ganha janela em rede, exceto FM, com uma sequência de entrevistadas especiais. No decorrer do dia, a emissora tem repertório só com vozes femininas também representadas nas entradas do jornalismo e das suas comunicadoras.
A Rádio Nacional também leva ao ar desde segunda (6) uma série de mais de 50 chamadas especiais durante a programação com pensamentos de mulheres que fizeram história. O conteúdo especial entra no ar até sábado (11). Já o programa É Tudo Brasil, apresentado por Gláucia Araújo, recebe diariamente uma convidada diferente para entrevistas de segunda a sexta, às 16h.
Outra produção especial da emissora pública reverbera na Rádio Nacional da Amazônia com um tributo à saudosa artista Inezita Barroso. Trata-se de uma edição temática do programa Nossa Terra que vai ao ar no sábado (11), às 13h.
As produções apresentadas na programação da Rádio Nacional e também as atrações da Rádio MEC são disponibilizadas no app Rádios EBC. O público pode ouvir os conteúdos especiais sobre o Dia da Mulher das edições anteriores dos programas quando e onde quiser também no site das emissoras.