Mais eficiente e competitiva neste início de 2023, a LATAM acaba de abrir no Brasil um processo seletivo exclusivo para mulheres para a função de copiloto de aeronaves da família Airbus A320. A companhia, que busca promover a equidade de gênero com foco na Diversidade e Inclusão, pretende preencher pelo menos 50 vagas até dezembro de 2023 e as candidatas podem se inscrever no processo seletivo até 17 de março em vagas.com.
Para ser copiloto da LATAM, é preciso ter no mínimo 500 horas de voo; curso superior completo; CMA (Certificado Médico Aeronáutico) válido; inglês (nível mínimo 4 ICAO); CCT de PLA (Certificado de Conhecimentos Teóricos de Piloto de Linha Aérea); habilitações PC (Piloto Comercial), Multi (multimotor) e IFR (curso de voos por instrumentos); passaporte válido e disponibilidade para trabalho em todas as bases de tripulação LATAM. Após as inscrições, as candidatas passarão por processos de triagem, testes, exames e entrevistas, com aprovação final prevista para até dezembro deste ano.
40 VAGAS PARA NOVOS COMANDANTES E R$ 110 MILHÕES DE INVESTIMENTOS EM TREINAMENTO
A LATAM Brasil também prioriza a contratação de mulheres em um processo seletivo externo já em andamento para 40 novos comandantes. São 20 vagas abertas para o público externo e 20 que serão preenchidas com a promoção de copilotos da própria companhia até agosto deste ano.
“Temos o compromisso com o crescimento da aviação no Brasil. Nesta agenda, a contratação e promoção de mulheres é prioridade em nossa companhia. Vamos investir cerca de R$ 200 mil em capacitação técnica para cada piloto que promovermos. Somente em 2022, foram R$ 110 milhões em treinamentos iniciais e periódicos de toda nossa tripulação técnica no Brasil para assegurar a segurança e eficiência dos nossos voos”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.
LATAM SEM FRONTEIRAS PARA CARREIRA DE PILOTO
Voar para destinos internacionais é o sonho de muitas pilotas e pilotos, e na LATAM essa oportunidade é possível desde o primeiro dia de sua carreira como tripulante técnico. Isso acontece porque, além de ser a empresa que mais conecta o Brasil com o mundo,, a companhia voa do País ao exterior com todos os modelos de aeronaves da frota do grupo LATAM incluindo os aviões narrow body (aeronaves de um corredor da família Airbus A320) ou wide body (aeronaves de dois corredores dos modelos Boeing 767, 787 e 777).
Dentro da América do Sul, a LATAM opera voos com aeronaves da família Airbus A320, proporcionando às pilotas(os) que costumam voar no Brasil a experiência de voar para para destinos como Santiago (Chile), Buenos Aires e Mendoza (Argentina), Bogotá (Colômbia), Lima (Peru), Montevidéu ( Uruguai) e Assunção (Paraguai).
Já os tripulantes técnicos de aeronaves wide body operam voos de longa distância com destino a Barcelona (Espanha), Cidade do México (México), Frankfurt (Alemanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Madri (Espanha), Miami (EUA), Milão (Itália), Nova York (EUA), Orlando (EUA), Paris (França) e Roma (Itália). Todos os destinos são atendidos pela LATAM diretamente do Brasil e permitem aos tripulantes uma vasta possibilidade de carreira internacional, em uma indústria global e multicultural