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Backslash, central de inteligência da TBWA, revela as tendências culturais e comportamentais para 2023

Dados e as tendências comportamentais, chamadas de Edges, oferecem insights estratégicos e oportunidades para as marcas no ano que vem pela frente

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Backslash, a unidade de inteligência cultural da TBWA\Worldwide, lançou seu glossário anual de Edges. Mais do que um relatório de tendências, os Edges são definidos como mudanças culturais significativas que têm escala e longevidade para ajudar as marcas a capturar uma parcela maior do futuro.

Ao olhar para os Edges de 2023, temas importantes como escassez de recursos, quebra de tabus e reação tecnológica estão na raiz de várias mudanças individuais, porém relacionadas.

 

Os 39 Edges deste ano abrangem categorias e países diversos, oferecendo uma previsão ampla do que está por vir. Seis novos Edges foram identificados para 2023, incluindo:

Artificial Creativity (Criatividade Artificial) – A criatividade está passando por uma revolução graças à IA. Saltos gigantescos na progressão e disponibilidade de ferramentas de IA generativas estão levando a uma mudança de aplicativos puramente lógicos e orientados a realizar tarefas para saídas mais engenhosas e anteriormente consideradas impossíveis. À medida que a IA avança nas indústrias criativas, a guerra cultural em torno de propriedade, valor e definições de criatividade “real” ocorrerão.

Lab-Made World (O Mundo Feito em Laboratório) – Carne, sangue, materiais de construção: o futuro está sendo cultivado em laboratório. Enquanto “totalmente natural” já foi considerado o melhor para as pessoas e para o planeta, nossa atual realidade ambiental exige uma abordagem diferente, que começa com a ciência. À medida que os recursos se esgotam e as cadeias de suprimentos estão cada vez mais escassas, o “feito em laboratório” passará de estéril e distante a próximo e responsável por um mundo melhor.

Neo-Collectivism (Neocoletivismo) – Uma ênfase renovada no coletivismo está redistribuindo o poder em escala. Ao perceber que o individualismo só pode nos levar até certo ponto, marcas e organizações estão abrindo mão do controle e convidando a participar de uma forma de descentralização, crowdsourcing e cocriação. O futuro pertence a todos nós.

“O papel da Lew’Lara\TBWA é levar as marcas em direção ao futuro, por isso entender as tendências de comportamento mais relevantes para os brasileiros nos ajuda a direcionar as transformações de negócios e comunicação para garantir a relevância das nossas marcas hoje e sempre”, comenta Raquel Messias, chief strategy and content officer da Lew’Lara\TBWA.

“A cultura não está apenas ficando mais acelerada, mas também está cada vez mais confusa, tornando mais difícil para as marcas acompanhar, entender onde podem atuar e determinar de que forma agir. É aí que entram os Edges”, diz Agathe Guerrier, Diretora de Estratégia Global da TBWA\Worldwide.

O glossário completo com os 39 Edges pode ser baixado aqui: https://www.backslash.com/edges

O rigoroso conjunto de critérios do Backslash exige que os Edges estejam enraizados em valores humanos, sejam reconhecíveis por meio do comportamento do consumidor e levem a implicações comerciais claras. Para ser considerado um Edge, as mudanças identificadas devem ter relevância sustentada por mais de um ano e devem continuar a ser importantes em um futuro previsível. Cada Edge também deve ser globalmente relevante, manifestando-se na maioria das regiões do mundo.

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