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Seara investe em tecnologia inovadora para ampliar o consumo de empanados no Brasil

Estratégia é suportada pela entrada em operação da primeira fase da nova fábrica de Rolândia (PR), o maior investimento do negócio desde aquisição pela JBS

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A Seara, presente em 90% dos lares brasileiros e reconhecida pela qualidade, sabor, inovação e liderança em diversas categorias do mercado de alimentos, está expandindo a sua atuação no segmento de empanados de olho no elevado potencial de crescimento desta categoria no mercado brasileiro. Com foco em inovação, variedade e qualidade, a marca vai lançar 10 novos produtos de empanados para ressignificar a categoria, ampliando o seu portfólio, atendendo a todas as ocasiões de consumo.

Embora tradicional na mesa dos consumidores, o consumo de empanados congelados no Brasil ainda tem amplo potencial de crescimento quando comparado às taxas de penetração em mercados no exterior. Enquanto esses produtos estão presentes em 33% dos lares brasileiros, esse índice sobe para 54% nos Estados Unidos e 66% no Reino Unido. “Queremos ressignificar a categoria no Brasil, já que esse é um prato tradicional nos lares brasileiros. O consumo só não é maior porque falta variedade de produtos e opções de alta qualidade. A nova linha da Seara vem para resolver esta demanda do consumidor”, afirma João Campos, CEO da Seara.

Além do grande potencial de ampliação do consumo, o segmento de empanados registra forte expansão no curto prazo, crescendo, em média, a uma taxa anual de 7,4% nos últimos anos. Esse movimento encontra suporte em uma tendência de os consumidores cozinharem mais dentro dos seus lares. Segundo levantamento recente da Kantar, o empanamento de alimentos em casa aumentou 46% de 2021 para 2022. Estimativas de mercado apontam que o faturamento anual desta categoria seja da ordem de R$ 2,9 bilhões, com um ticket médio 15% superior aos produtos congelados sem empanados.

A nova linha de alimentos da Seara consiste em 10 tipos de empanados distintos produzidos 100% com peito de frango, integrais e moldados no formato snack, e coxas de frango, trazendo ao consumidor praticidade, variedade, sabor e ocasiões de consumo. A estratégia da marca foca em ampliar ainda mais a qualidade dos produtos. O novo portfólio de empanados está previsto para chegar aos principais pontos de venda entre abril e maio deste ano.

“Identificamos que os brasileiros são apaixonados por empanados, e queriam ainda mais conveniência e versatilidade. Para tanto, a nova linha da Seara expande a variedade de empanados disponibilizada pelo mercado. Com esse movimento, o consumidor vai contar com os produtos que ele desejava ou preparava em casa, agora prontos para o consumo”, diz a diretora-executiva de negócios de Alimentos Preparados da Seara, Gabriela Pontin.

Nova unidade em Rolândia

Toda a estratégia da Seara para ressignificar a categoria de empanados é reforçada pela entrada em operação da primeira fase da fábrica de Rolândia (PR). Totalizando R$ 1 bilhão, esse é o maior investimento da JBS no negócio desde a sua aquisição, em 2013. Instalada em um terreno de 257 mil metros quadrados (m²), com uma área construída de 54 mil m², a nova planta incorpora as principais tecnologias da indústria 4.0 e de sustentabilidade. Na etapa de construção, o empreendimento gerou mais de 1 mil empregos na região.

A nova fábrica é a mais automatizada da Seara no Brasil e uma das mais modernas da JBS em todo mundo, contando com robôs em suas esteiras de produção e embalagem, tecnologias integradas à inteligência artificial e armazenamento de dados em nuvem. A fábrica também nasce com protocolos de sustentabilidade, como coleta de águas pluviais, geração de energia solar no estacionamento dos veículos e utilização de veículos elétricos.

A operação de Rolândia está dividida em duas etapas: a primeira, entregue agora, foca na produção de empanados. A segunda, programada para o segundo semestre de 2023, vai incluir a produção de salsichas. Com isso, o empreendimento criará 681 vagas de emprego e vai injetar R$ 31 milhões por ano de massa salarial na economia de Rolândia e região. Esse projeto integra o plano investimento de R$ 8 bilhões, anunciado pelo negócio no final de 2019.

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