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Ânima Educação superou a marca de 395 mil alunos no 4º trimestre de 2022

Companhia alcançou receita líquida de R$ 3,6 bilhões em 2022

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A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulga ao mercado nesta segunda-feira (27) os resultados obtidos pela companhia no 4º trimestre de 2022 (4T22) e o consolidado do ano (2022). Os dados comprovam que as iniciativas e esforços adotados pela gestão, como a busca de maior eficiência em aluguéis e despesas corporativas, resultaram em números concretos e positivos. Prestes a completar 20 anos de fundação, a Ânima comprova seu bom momento financeiro, mesmo com as incertezas no cenário macroeconômico. Os bons resultados apresentados pela companhia são atribuídos principalmente às ações ‘micro’, ou seja, a gestão “da porta para dentro” tem sido muito mais eficiente.

“Estamos plenamente satisfeitos com os resultados que conseguimos ao longo de 2022. Além de reforçar toda a nossa qualidade acadêmica aos nossos estudantes, estamos apresentando bons resultados a nossos acionistas e preparando a Ânima para um crescimento ainda mais estruturado em 2023. Nossa margem Ebitda LTM chegou a quase R$1,1 bilhão e margem de 30,1%, ou 20,5% ex-IFRS. A margem ex-IFRS foi a maior em 4 anos e meio, desde o 2T18. Essa margem LTM foi 70bps acima do LTM do 3T22 e 430bps acima da margem Ebitda LTM do 4T21. Ainda há muito o que melhorar, mas temos orgulho dos resultados que começam a ser nitidamente visíveis”, ressalta André Tavares, CFO da Ânima.

Números
A Ânima apresentou receita líquida de R$ 3,6 bilhões ao longo de 2022, refletindo a nova escala da companhia, e superou a marca de 395 mil alunos. O lucro bruto chegou a R$2,3 bilhões com 64% de margem bruta. Já a geração de caixa livre ficou em R$605 milhões, equivalente a 56% do EBITDA Ajustado. Em 2022, a companhia desembolsou R$144,5 milhões em iniciativas de ganho de eficiência que devem beneficiar a geração de caixa futura, principalmente nas frentes de aluguel, G&A e gestão de passivos.

Ânima Core
A Ânima Core, modalidade que reúne ensino acadêmico em graduação presencial (exceto cursos de medicina), pós-graduação stricto sensu e ensino básico e técnico, manteve receita estável no 4T22. Nesta frente, em que a discussão dos desafios macro é particularmente relevante, a base de alunos média de 2022 subiu 14,2% em relação à média de 2021 e o ticket médio da graduação aumentou 8%, índice superior à inflação, chegando a R$ 777,00.

Ensino Digital
No Ensino Digital, a base de alunos seguiu em crescimento ao longo de 2022. No 4T22 foi registrada uma base de 138,4 mil alunos, um crescimento de 21,3% ante o mesmo período de 2021, ou 42,1% se considerada somente a graduação. A receita líquida no ano chegou a R$ 219,4 milhões (ou R$ 257,4 milhões incluindo o repasse aos Polos de terceiros), crescimento de 73,0% em relação a 2021, considerados o Ensino Acadêmico (graduação) e o Lifelong Learning (pós-graduação).

Inspirali
A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, registrou receita líquida anual de quase R$1,1 bilhão. No 2S22 vs. 2S21, houve expansão de 17,5% da receita, com combinação de crescimento de volume e ticket da graduação, potencializado pelo Lifelong Learning. A base de alunos média de 2022 apresentou crescimento de 41,3% em relação à média de 2021, devido a consolidação de apenas sete meses das unidades em integração no ano de 2021. Na graduação, a base total de alunos cresceu organicamente 9,2% do final de 2022 em relação ao final de 2021. Ainda nesta frente específica, o ticket registrou crescimento de 10,6% em 2022 na comparação com 2021, acima da inflação, atingindo R$8.129,00.

Futuro
Para 2023 e 2024, a Ânima reforça a responsabilidade redobrada em focar na gestão muito disciplinada para melhorar a lucratividade, geração de caixa e consequente desalavancagem. A companhia indica que, mesmo após medidas relevantes, manterá continuado esforço de ganho de margens para tornar visível a desalavancagem ao longo dos próximos trimestres.

“Terminamos 2022 com um sentimento de redobrada sobriedade, confiança e com passos firmes dados na construção de uma Ânima cada vez mais forte, que chegará às primeiras duas décadas de vida vislumbrando uma grande jornada de transformação de vidas pela educação nas próximas décadas”, finaliza Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação.

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