O Grupo Boticário anuncia o lançamento do Selo Fórmula Amiga das Águas, projeto pioneiro que valida o menor impacto dos produtos enxaguáveis de suas marcas, como shampoos, condicionadores, sabonetes e filtro solar, no ambiente aquático. Desenvolvido pelas áreas de Segurança de Produtos e Pesquisa e Desenvolvimento e da companhia, o selo é resultado do contínuo investimento em inovação que entrega soluções em prol do meio ambiente e da sociedade, colaborando para que o ecossistema da beleza como um todo seja cada vez mais sustentável.
A expectativa do Grupo é que o Selo Fórmula Amiga das Águas seja informado nos produtos enxaguáveis de suas marcas, possibilitando uma comunicação mais transparente com os consumidores. A novidade é um dos resultados da ferramenta I.A.R.A TM (Índice de Avaliação de Risco Ambiental), também desenvolvida pelo Grupo Boticário de forma pioneira. A metodologia consiste em parametrizar alguns dados de segurança ambiental de ingredientes como bioacumulação, biodegradação e toxicidade aquática por meio de uma matriz de risco onde é estabelecida uma nota. Esse resultado permite identificar ingredientes que requerem substituição ou diminuição da concentração reduzindo prejuízos ao sistema aquático.
“Estamos muito felizes em lançar o Selo Fórmula Amiga das Águas. Há anos temos trabalhado para desenvolver metodologias científicas para quantificar o impacto ambiental dos nossos produtos. Nós sabemos que os consumidores estão cada vez mais atentos e preocupados em adquirir produtos que possuam atributos sustentáveis, suas escolhas têm sido norteadas pelo impacto ambiental positivo, e isso nos move ainda mais”, afirma Juliana Canellas, Diretora Executiva de Qualidade Excelência e Cuidado.
Desde o lançamento da ferramenta I.A.R.A, em 2015, quase 70% das fórmulas de produtos enxaguáveis das marcas do Grupo Boticário já foram desenvolvidas de forma a gerar menor impacto do que versões anteriores. De acordo com os Compromissos Para o Futuro anunciados pelo Grupo Boticário, até 2030, 100% dos lançamentos desse tipo de produtos terão formulações de menor impacto aquático.
“Sustentabilidade está no DNA do modelo de negócio do Grupo Boticário e isso significa estar intrinsecamente comprometido com o propósito de reduzir o impacto de nossas atividades na natureza, envolvendo todo o nosso ecossistema de beleza, que vai desde colaboradores, parceiros até os consumidores. Por isso, é um orgulho anunciar um avanço tão relevante, e que reflete o investimento de muitos anos da companhia em ações consistentes e responsáveis pela agenda ESG”, reforça Juliana Canellas.