Primeira marca da M. Dias Branco, Fortaleza nasceu em 1953 para mudar a história da capital do Ceará. Fortaleza e M. Dias Branco completam 70 anos,transformando as vidas de milhares de colaboradores e consumidores. Por isso, na comemoração do septuagésimo aniversário, a marca vai para as ruas da capital cearense com uma campanha 360º cheia de história e nostalgia, lembrando a todos um valor inseparável: “O amor só fortalece”.
A marca surgiu quando a Padaria Imperial, fundada pelo imigrante português Manuel Dias Branco, mudou-se da Rua Visconde do Rio Branco, no Centro, para a Rua João Cordeiro, na Aldeota, onde fica hoje o hotel praia centro,transformando-se em uma padaria com uma pequena fábrica de biscoitos no segundo andar. Pouco tempo antes, seu filho Ivens, com apenas 17 anos, havia decidido trabalhar com o pai, convencendo-o a iniciar a produção dos biscoitos. Em pouco tempo foi necessário ampliar a produção, e a nova padaria ganhou o nome de Fortaleza para homenagear a cidade que havia acolhido a família com tanto carinho.
O primeiro sucesso comercial de Fortaleza foi um biscoito do tipo Maria, batizado por Ivens como Pepita, remetendo à ideia de “pepita de ouro”. “Até parece que eu estava adivinhando que ia ser uma coisa valiosíssima, uma Pepita de ouro mesmo”, afirmou Sr. Ivens em depoimento ao jornalista Sérgio Villas-Boas, que assina a biografia do empresário, falecido em 2016. Mas algo muito curioso aconteceu: havia um pároco chamado Padre Pita que fazia a catequese na Igreja de Santa Luzia. Como a abreviação de padre é Pe, criou-se o folclore de que o biscoito havia sido batizado em homenagem a ele: Pe-Pita. A Kombi Fortaleza também é marcante, pois rodou anos pela cidade para distribuir as famosas massas e biscoitos da marca.
Entre 1954 e 1960, Manuel e o filho Ivens investiram intensamente em máquinas, fornos e moldes para ampliar a produção da marca Fortaleza. Os investimentos não paravam. Logo a dupla pensou em fabricar também macarrão, um alimento que todo mundo adora e rende inúmeros pratos, além de ter como ingrediente principal, assim como os biscoitos, a farinha de trigo. O jingle do comercial de lançamento do Macarrão Fortaleza, que ficou conhecido como Tarantela, ainda é lembrado por muitos cearenses: “Macarrão Fortaleza, não pode faltar na sua mesa/ um prato delicioso/ macarrão Fortaleza/ fácil de preparar/ Macarrão Fortaleza/ é qualidade com certeza”.
A primeira campanha publicitária inspirou os empresários, que rapidamente decidiram criar ummascote para a marca Fortaleza. Nasceu, então, o personagem Fortinho, que até hoje estampa as embalagens e que está presente na memória afetiva dos cearenses ao longo das décadas.
Em 1967, a fábrica passou por grande ampliação para acompanhar o crescimento da cidade, que na época tinha cerca de 700 mil habitantes. Neste mesmo ano, foi lançada a linha Extra Fina de produtos, acondicionados em embalagens especiais para distribuição em cidades distantes. Mas as ampliações já não eram suficientes para dar conta da produção, dado o sucesso dos produtos Fortaleza, que já eram vendidos em outros estados das regiões Norte e Nordeste.
Em 1980, foi inaugurada a nova sede da Fábrica Fortaleza, no município de Eusébio. Esta planta, hoje, é um complexo industrial com fábrica de massas, biscoitos, torradas e, também, um moinho de trigo. É um dos mais completos e modernos complexos industriais de produtos alimentícios do mundo. O complexo industrial produz itens de outras marcas da M. Dias Branco. Quem passa pela frente da fábrica “se delicia” com o cheirinho de biscoitos no ar.
Na década de 1980, o portfólio de Fortaleza já contava com três linhas de biscoitos e duas de massas. Hoje, Fortaleza oferece aos consumidores mais de 60 itens, entre massas do tipo comum, instantâneas, para rechear, sêmola e sêmola com ovos; biscoitos doces, amanteigados, salgados, água e sal, cream cracker, maria, maizena e rosquinhas; e uma linha completa de torradas.Toda essa trajetória da marca Fortaleza começou comuma pequena padaria.Hoje, a M. Dias Branco é a maior empresa de massas e biscoitos do paíse gera mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.
Os 70 anos de Fortaleza são inseparáveis dos últimos 70 anos da capital do Ceará e de grande parte dos consumidores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, onde seu portfólio é distribuído. Por isso, a marcainveste em campanha 360° com presença em TV, Rádio, Mídia Exterior, Edição Especial Comemorativa do Jornal O Povo e Quadro Especial com o poetistaBráulio Bessa, na TV Verdes Mares, onde serão contadas histórias reais de vínculo entre a marca e famílias cearenses ao longo dos anos.
Os 70 anos da marca Fortaleza e da M. Dias Branco serão marcados por muitassurpresas e emoção.