A Natura comemora quatro décadas de pioneirismo em economia circular: em 1983, tornou-se a primeira empresa brasileira de cosméticos a adotar refil no portfólio. Em uma época em que esse conceito ainda era desconhecido, a empresa, cujo modelo de negócio é essencialmente baseado em sua rede de relações, já tinha como premissa fundamental oferecer o máximo com o mínimo de recursos e desenvolver cadeias sustentáveis, justas e calcadas em modelos organizacionais eficientes.
Hoje, nove de 13 categorias da marca têm opções de refis: são mais de 220 produtos entre 1,1 mil itens do portfólio que já contam com essa alternativa. Somente em 2022, a Natura evitou o descarte de aproximadamente 2,5 mil toneladas de resíduos do meio ambiente, quantidade equivalente ao volume de lixo gerado por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.
“Reduzir excessos e oferecer o máximo, usando o mínimo de recursos, são bases orientadoras para pesquisa e desenvolvimento na Natura. Fomos pioneiros, há 40 anos, ao ser a primeira empresa brasileira de cosméticos a aderir ao refil e, em 1993, lançamos uma versão para a nossa linha Chronos, algo totalmente inovador à época, especialmente na categoria de skincare. Desde então, o refil é uma importante solução na busca constante de redução do impacto ambiental de nossos produtos”, afirma Roseli Mello, líder global de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura. “Isso exige empreender um trabalho incansável de inovação para introduzir refis em categorias sem tradição nesse formato, dando ao consumidor alternativas para um consumo mais consciente”, acrescenta a executiva.
Um exemplo de inovação disruptiva é Natura Biöme, marca de produtos em barra zero plástico que propõe uma nova lógica de regeneração. Todas as embalagens são feitas de papel reciclado e reciclável pós-consumo. Internamente, os produtos são protegidos por filme celulósico biodegradável, obtido a partir de fontes renováveis e compostáveis. O portfólio de Biöme inclui, ainda, um suporte para uso das barras produzido a partir de uma tecnologia inédita que captura gás metano e o transforma em bioresina, tornando um gás nocivo ao meio ambiente em material compostável e biodegradável.
Em 2020, a Natura lançou Kaiak Oceano, fragrância que propõe exercitar um olhar mais consciente sobre o lixo e a poluição dos oceanos. Atualmente, todas as embalagens das fragrâncias da icônica linha Kaiak foram projetadas para reduzir em 20% o uso de plástico, têm as tampas feitas 100% com plástico reciclado, sendo mais de 50% retirado do litoral. Além disso, contam com até 30% de vidro reciclado no frasco. A meta da marca é reaproveitar, em um ano, 102 toneladas de plástico.
Ainda na categoria de fragrâncias, novamente de forma pioneira, a Natura passou a oferecer opção de refil na categoria prestige, algo raro no mercado. As embalagens das versões masculina e feminina da nova versão de Essencial são 49% mais leves e emitem 56% menos carbono, quando comparadas às embalagens regulares. Suas tampas são feitas de plástico 100% reciclado e até 45% do vidro do frasco também é reciclado.
“Além de utilizarem menos material na sua constituição, os refis são mais facilmente transportados, gerando menos poluentes na atmosfera. Nossas embalagens desse tipo evitam a emissão de 7 mil toneladas de gases de efeito estufa, o equivalente a geração de carbono de 1,2 mil viagens de carro em volta da Terra”, pontua Fernanda Facchini, gerente de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina.
“Usamos plástico reciclado pós-consumo, que é descartado pelo consumidor e deixa de ir para o meio ambiente e ganha uma nova vida. Além disso possui uma emissão de gases do efeito estufa em média 43% menor que o plástico virgem”, acrescenta Fernanda.
O plástico reciclado está presente em diversas marcas, incluindo todos os deo sprays. Em abril de 2018, a linha Sève passou a ter 100% de PET reciclado na composição de seus frascos, uma iniciativa que contribui para evitar o descarte de 42 toneladas de plástico na natureza anualmente, o equivalente a mais de 900 mil garrafas PET de dois litros. “Esses materiais, que seriam descartados como resíduos, passam por um processo de transformação que permite reutilizá-los em embalagens, prolongando sua vida útil. A jornada, desenvolvida para garantir a segurança dos consumidores, envolve a triagem, lavagem e moagem dos resíduos plásticos, então transformados em resinas que vão dar origem às novas embalagens do produto”, detalha a gerente.
Além de Sève, a linha Ekos também conta com 100% de PET reciclado em sua composição. Natura Homem, Tododia, Plant e Kaiak também estão progressivamente incluindo plástico reciclado na composição de seus frascos. Com essas inovações, a Natura reutiliza 2,1 mil toneladas de plástico nas embalagens de seus cosméticos, ou seja, a cada ano, 69 milhões de garrafas PET de 1 litro deixam de ir para o lixo. Já o plástico verde, presente em diversas marcas, como Lumina e Mamãe e Bebê, possui uma emissão de gases do efeito estufa em média 59% menor que o plástico petroquímico.
“Também utilizamos o vidro reciclado, que, atualmente, é fornecido à Natura por cerca de 30 cooperativas de todo o País. Além de reaproveitar um material que iria para o lixo, tem uma emissão de gases do efeito estufa em média 9% menor que o vidro virgem”, finaliza Fernanda.
Fortalecimento das cadeias de reciclagem
Com 39% da massa total de embalagens geradas provenientes de materiais reciclados ou renováveis registrados em 2022, a Natura fortalece a economia do setor, provocando mudanças significativas para a rede de cooperativas e catadores, assim como para o meio ambiente. O programa Natura Elos fomenta esse ecossistema sustentável e é voltado à estruturação de uma cadeia com fabricantes de embalagens, indústrias e cooperativas de reciclagem.
Criado em 2017, o programa atua no apoio à capacitação de todos os fornecedores e incentiva a profissionalização e o protagonismo da rede para o cumprimento de elevados padrões de conformidade e boas práticas, o que garante a sustentabilidade e rastreabilidade dos diversos elos produtivos durante todo o ciclo dos materiais. A iniciativa beneficia mais de mil catadores de 25 cooperativas.
Até 2022, o programa recuperou 52,2 mil toneladas de material plástico pós-consumo, volume 13% superior em relação a 2021. O número de cooperativas de relacionamento cresceu, passando para 49, e o total de cooperados beneficiados é de 2 mil. Atualmente, o programa mobiliza mais de 100 empresas e instituições de 48 cidades em 11 estados diferentes.
Recicle com a Natura
Para estimular a mudança de comportamento e construir hábitos positivos do consumidor e de sua rede em relação à reciclagem, no ano passado, a companhia relançou seu programa de logística reversa “Recicle com a Natura”, ampliando a capilaridade para mais de 680 pontos de coletas em mais de 280 cidades brasileiras. As embalagens, que devem ser entregues vazias, são coletadas e encaminhadas para a reciclagem.
A iniciativa tem conexão direta com o pilar de circularidade do Compromisso com a Vida 2030 – visão de sustentabilidade da holding Natura &Co e faz parte da causa pública da Natura “Mais Beleza, Menos Lixo”. Entre os objetivos, estão atingir a meta de 100% de descarte responsável e zerar as emissões líquidas de carbono.
Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura são destinados a 13 diferentes cooperativas de reciclagem em 12 estados brasileiros, incluindo a central de triagem da Trashin, parceiro da marca no programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a empresa arrecadou mais de 50.9 toneladas, além de gerar impacto social positivo para mais de 250 famílias.