O Itaú Unibanco acaba de lançar uma campanha com o objetivo de disseminar e tornar acessível a cultura de seguros no Brasil. A iniciativa faz parte de um amplo projeto de comunicação que busca levar informações sobre a utilização dos produtos de forma simples, divertida e objetiva, além de gerar mais conhecimento sobre o segmento em expansão.
De acordo com a 30ª edição do Boletim IRB+Mercado, análise mensal da plataforma IRB+Inteligência, divulgada em abril, o setor registrou um aumento de 12% na comparação com fevereiro do ano passado, com crescimento em todas as categorias. No Itaú não é diferente, a área tem se consolidado com alguns dos melhores resultados para o banco. Por isso, a proposta é valorizar o seguro como um recurso que apoia o cliente nas atividades que ele mais gosta de fazer ou de proteger aquilo ou aqueles que ele mais preza.
A aposta do banco é mudar o storytelling da categoria de seguros, propondo uma nova forma de falar sobre os produtos, destacando os pontos positivos de ter um seguro para aproveitar tranquilamente todas as oportunidades do dia a dia.
“Queremos mostrar às pessoas que o Itaú tem a solução de Seguros que elas precisam, apresentando nossa prateleira de uma maneira diferente, leve, mantendo sempre o foco na necessidade dos nossos clientes. Nossa intenção é mostrar que ter um seguro significa ter tranquilidade no dia a dia e estar protegido ao fazer o que se gosta”, afirma Thaiza Akemi, Superintendente de Marketing do Itaú Unibanco.
Eduardo Domeque, diretor da área de Seguros do banco, explica que o portfólio do setor no Brasil ainda é pouco conhecido. “Com exceção do seguro saúde, automotivo, seguro para cartão de crédito e mais recentemente o de celular, muitos produtos são vistos como tabu. Nosso objetivo é levar conhecimento de forma muito simples de como cada tipo de seguro impacta no dia a dia”, destaca.
Durante as pesquisas realizadas para fundamentar a estratégia de marketing, foi constatado que, mesmo após a aquisição dos seguros, as pessoas permanecem com várias dúvidas sobre a utilização, contou o executivo. “Portanto, é importante trazer esse tema para o cotidiano a fim de educar e contextualizar a população sobre o assunto”, disse.
O Itaú vem apresentando um bom desempenho com crescimento das vendas, evoluções nas experiências de contratação e de uso dos produtos, o que tem permitido o desenvolvimento de novas soluções com a disponibilização de mais produtos e serviços que vão além do setor financeiro. “O Itaú atua com uma plataforma aberta e comercializa produtos de diversas seguradoras, nosso compromisso é termos a melhor e mais completa oferta para atender a todos os momentos de vida dos nossos clientes “, conclui Domeque.
SOBRE A CAMPANHA
Com o mote “É fácil perceber quem tem um seguro Itaú”, a campanha, desenvolvida pela GALERIA.ag, apresenta de maneira prática e bem-humorada a variedade de produtos do banco e seus benefícios. O primeiro foi ao ar no intervalo do Jornal Nacional, da TV Globo, e a iniciativa também será veiculada em outros canais de televisão aberta e fechada. A ação contempla ainda OOH em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, além de inserções digitais nas redes sociais (Twitter, LinkedIn, Youtube e Instagram), Spotify, Amazon e salas de cinema.
Desde abril, o Itaú tem investido em estratégias publicitárias para promover essa mudança de perspectiva em relação aos seguros. Uma das iniciativas foi a parceria com os cantores Leo Santana e Manu Gavassi, que abriram suas redes sociais para contar histórias de situações inusitadas vividas por seus fãs, relacionando-as aos diferentes tipos de seguros oferecidos pelo banco, que poderiam contribuir para a segurança dos admiradores. Seguindo a mesma abordagem, Chico Felitti viajou o Brasil, a pedido do Itaú, em busca de relatos curiosos de pessoas anônimas com os seus ídolos, para relacionar as narrativas às categorias de seguros ideais para cada aventura contada. As histórias resultaram no podcast “Fã Sem Limites”, disponível no Spotify, com seis episódios.
Os relatos narrados por Felitti também ganharam vida em ilustrações divulgadas nas redes sociais, nos perfis da Rafa Tuma e Insta Bem Feito. Outras plataformas, como “Um Milkshake Chamado Wanda” e “Diário de Bordo”, também fizeram parte da ação, contando histórias do público e vivências próprias. O apresentador Marcos Mion e influenciadores como a Chef Lili, Dandara Pagu, Victor Oliveira, Valentina, Vovó Maria também vão abordar a prateleira de seguros em suas redes sociais, ampliando ainda mais o alcance da campanha.
Com a iniciativa, o Itaú Unibanco reforça seu compromisso em promover uma agenda robusta de seguros no Brasil, contribuindo para o aumento da procura por esse serviço. A estratégia consiste em demonstrar que ter um seguro não deve ser encarado como um tabu, mas sim como uma fonte de tranquilidade em todas as circunstâncias do dia a dia.