A Taça das Favelas, maior campeonato de futebol masculino e feminino entre favelas do mundo, chega a sua 10ª edição em 2023, no Rio de Janeiro e 3ª edição, em São Paulo. Entre as novidades, o formato da competição ganha uma fase de grupos na primeira etapa do campeonato, ao invés de apenas jogos eliminatórios como foi em 2022. Além disso, a Friboi, marca líder no segmento de carne bovina, renovou o patrocínio master do campeonato pelo terceiro ano.
Desde a primeira edição da Taça das Favelas São Paulo, realizada em 2019, a Friboi apoia o torneio que reúne meninas e meninos de centenas de favelas brasileiras, jovens talentos que buscam o sonho de chegar ao futebol profissional. Após a pausa em 2020 e 2021, por conta da pandemia da Covid-19, o campeonato voltou em 2022. Para 2023, os jogos começam em julho e as finais estão previstas para novembro.
“A Taça das Favelas é uma enorme potência de transformação social e impacto positivo na vida de milhares de jovens brasileiros. O nosso envolvimento com o projeto vai de encontro ao nosso compromisso com a promoção da cidadania e inclusão social por meio do esporte”, afirma Anne Napoli, diretora de marketing da Friboi. “Estamos muito felizes em apoiar de forma consistente um movimento gerador de oportunidades para crianças e adolescentes das favelas”, completa a executiva.
“A Taça das Favelas cresce ano após ano. Isso muito se deve à participação de parceiros. E ter a Friboi entre esses parceiros é uma grande honra para o nosso projeto, que mobiliza centenas de milhares de jovens de favelas em todo o Brasil”, disse Elaine Caccavo, CEO da InFavela.
Organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), o Taça das Favelas nos seus mais de 10 anos existência se consolidou no calendário esportivo e a cada ano cresce mais em número de favelas inscritas.