Buscando impulsionar o crescimento da rede nos próximos cinco anos, Habib’s lança quatro modelos de franquias que oferecem diversas vantagens e diferenciais aos franqueados, como custo de investimento inicial mais baixo em comparação com seus modelos anteriores, além de layout de loja totalmente repaginado, mais clean e moderno. Com espaços a partir de 50m², o principal foco é a expansão em shoppings centers que, hoje, respondem por 20% das unidades da rede. A expectativa é dobrar a quantidade de lojas nesses centros comerciais até o final de 2024.
“Agora, vai dar para abrir uma franquia do Habib’s com menos de R$ 1 milhão! São lojas que continuam com nosso cardápio integral, mas, que foram adaptadas para ter uma operação mais eficiente. A gente quer crescer nas capitais, além de cidades grandes e médias. São mais de 600 shoppings centers em todo o Brasil e o Habib’s tem um potencial enorme para ampliar os negócios nesses locais,” declara Alberto Saraiva, CEO, COO e fundador do Habib´s.
O movimento deve ajudar a rede a atrair mais franqueados, que, além de contarem com o cardápio integral do Habib’s, vão poder apostar em um menu com uma oferta grande de combos e foco em produtos que são carro-chefe – como a Bib’sfiha de carne e o beirute, um grande hit entre os consumidores. Trata-se de um cardápio com mais adesão entre o público de shoppings centers e, por isso, com mais possibilidades de vendas aos franqueados. Além disso, as novas lojas contam com inovações importantes, como totens de autoatendimento, também pensando em proporcionar uma experiência aperfeiçoada aos consumidores.
“O shopping center é um lugar democrático: são muitas opções, que atendem a consumidores dos mais variados perfis, tanto de classe social, como de idade. Do ponto de vista do investidor, não há dúvidas: é uma aposta em uma rede consolidada, com modelo de negócio comprovado, em um mercado extremamente resiliente, como o da alimentação”, afirma Saraiva.
A nova cara das lojas de rua
Cerca de 80% das mais de 300 lojas do Habib’s atualmente estão localizadas nas ruas. Elas oferecem espaços amplos para os clientes fazerem as refeições, além contarem com os canais drive thru e viagem. Também pensando em oferecer a melhor experiência aos consumidores e mais oportunidades para franqueados, o Habib’s apresenta um novo modelo de loja de rua com layout completamente repaginado e visual mais moderno. Ele também traz inovações como o autoatendimento, com amplas possibilidades de compras para viagem – além disso, assim como acontece nos shoppings centers, o modelo possibilita lojas menores, que por consequência exigem terrenos menores e, portanto, um investimento mais baixo por parte do franqueado.
“A expansão via lojas de rua ainda é um pilar muito estratégico do nosso negócio. Nossa meta é ter a maior parte da rede modernizada em 36 meses – algo que está sendo muito bem-visto por nossos franqueados. Não tem segredo: uma loja moderna, mais eficiente e com experiências inovadoras vai, com certeza, atrair mais público e vendas,” finaliza Saraiva. “Com isso, temos um caminho muito claro para os próximos anos: um crescimento impulsionado pelos novos modelos de franquia, tanto de rua como em shoppings centers, mas, com foco em deixar mais equilibrada a proporção de lojas que temos em cada um desses locais.”
Sobre os novos modelos
Loja 100% fast
• Modelo compacto desenvolvido para atendimento e venda rápida em praças de alimentação de shoppings, galerias, hipermercados, terminais etc., planejada para ter ampla visibilidade e atrair mais os clientes.
• Metragem 50m².
• Investimento a partir de R$ 950 mil
• Faturamento médio/mês: R$ 250 mil
• Taxa de franquia: R$ 130 mil (inclusa no investimento inicial)
• Retorno de Investimento: 24 a 36 meses
Loja 100% fast com salão
• Modelo compacto, desenvolvido para atendimento e venda rápida em praças de alimentação de shoppings, galerias, hipermercados etc. Espaço conta com salão anexo, com uma média de 30 lugares.
• Metragem 80m² + 25m² de mezanino
• Investimento a partir de R$ 1.2 milhão
• Faturamento médio/mês R$ 300 mil
• Taxa de franquia R$ 130 mil (inclusa no investimento inicial)
• Retorno de investimento: 24 a 36 meses
Loja convencional fast
• Loja convencional, com cardápio completo, localizado em praças de alimentação de shoppings, galerias etc. Espaço conta com salão anexo, com uma média de 90 lugares.
• Metragem 185m² + 30m² de mezanino.
• Investimento a partir de R$ 1.5 milhão
• Faturamento médio/mês R$ 500 mil
• Taxa de franquia R$ 130 mil (inclusa no investimento inicial)
• Retorno de investimento: 24 a 36 meses
Loja convencional
• Loja convencional, que conta com diversos canais de serviços, localizada em ruas, estacionamentos etc. Espaço contata com salão próprio, drive thru, área para delivery e viagem e com estacionamento.
• Metragem 350 m² – Terreno médio de 1.300m²
• Investimento a partir de R$ 3.5 milhões
• Faturamento médio/mês R$ 700 mil
• Taxa de franquia R$ 130 mil (inclusa no investimento inicial)
• Retorno de investimento: 36 a 48 meses