Início Notícias Inscrições para o Prêmio Roche 2023 encerram nesta quarta-feira

Inscrições para o Prêmio Roche 2023 encerram nesta quarta-feira

Jornalistas de toda a América Latina podem inscrever reportagens até o dia 12 de junho

0

Estão abertas até 12 de julho de 2023 as inscrições para o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, iniciativa que premia os melhores trabalhos de ciência e saúde, reconhecendo seus autores como referências em coberturas jornalísticas de qualidade, rigor e excelência.

Podem participar da premiação, organizada pela Roche América Latina e Fundação Gabo, jornalistas nascidos ou nacionalizados em países da América Latina e que trabalham em qualquer meio de comunicação ou editoras da região.


Os vencedores de cada categoria vão participar de um programa de formação de jornalismo de saúde, que inclui participação em workshop presencial de três dias organizado pela Fundação Gabo, visitas às universidades, centros de estudo científico etc.; visitas a hospitais, centros de saúde ou especialistas com avanços científicos ou sanitários, e um tour pela cidade sede. Todo este trabalho tem como objetivo fortalecer o conhecimento dos jornalistas sobre temas de saúde e ciência.

Inscreva-se aqui ao Prêmio Roche 2023

O convite para se tornar parte da comunidade do Prêmio Roche não é só para quem cobre saúde ou ciência no dia a dia, mas também para jornalistas que chegam a esses temas por meio da aprovação ou implementação de uma lei ou política pública, como, por exemplo, uma denúncia relacionada com o mau uso do orçamento da saúde.

Os vencedores deste ano serão conhecidos em 9 de novembro na Cidade do Panamá (Panamá), durante o Roche Press Day, fórum para intercâmbio entre jornalistas, profissionais da saúde, academia, representantes de organizações civis ou não governamentais, e tomadores de decisão.

Veja as principais categorias da décima primeira edição:

Jornalismo Escrito, vai premiar o melhor texto jornalístico publicado em um meio impresso ou digital da América Latina.

• Jornalismo Audiovisual, vai premiar o melhor trabalho jornalístico produzido e transmitido na América Latina por televisão aberta, fechada ou meio digital.

• Cobertura Diária, vai premiar o trabalho que se mostre a melhor referência de uma cobertura jornalística com profundidade, explicação e acompanhamento de temas que aparecem da conjuntura diária.

• Os trabalhos a serem inscritos devem ter sido publicados ou transmitidos pela primeira vez entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2022, em português ou espanhol.

Podem ser inscritos no Prêmio Roche trabalhos com autoria individual ou coletiva. O importante é que a inscrição seja feita por meio do formulário da plataforma de inscrições. Não serão considerados trabalhos inscritos por outras vias.

Além da premiação em cada categoria, também serão premiados com menções honrosas trabalhos dos temas específicos Desafios do atendimento sanitário e Jornalismo de Soluções. Para optar por alguma dessas categorias, deve-se identificar no formulário de inscrição que seu trabalho aborda uma delas.

 

Mais sobre o Prêmio Roche
Em sua primeira década, o Prêmio Roche entregou 23 prêmios a jornalistas do Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador, entre outros. Queremos seguir expandindo o universo de histórias da premiação, com coberturas de saúde e ciência desde o olhar social, econômico, político e de inovação, e todos os enfoques que possam ser adotados pelos jornalistas.

Sobre a Fundação Gabo

Instituição criada pelo jornalista e prêmio Nobel de literatura colombiano Gabriel García Márquez. Desde 1995 oferece workshops, prêmios, bolsas, publicações e lidera iniciativas para transmitir às novas gerações o sonho de Gabo, de fazer o melhor jornalismo do mundo: um jornalismo independente, que busca investigar, decifrar e explicar os fatos de maneira rigorosa, ética e criativa, para que os cidadãos possam estar melhor informados.

Mais informação
Para mais informações ou dúvidas sobre a décima primeira edição do Prêmio Roche, entre em contato por meio do email premioroche@fundaciongabo.org ou pelo telefone
(+57) 300 267 2621.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui