Entrevistamos o CEO da Huntag, uma plataforma inovadora que se tornou a solução ideal para equipes envolvidas na produção de conteúdos. Com foco em aumentar a produtividade, escalabilidade e redução de custos, a Huntag oferece ferramentas poderosas e intuitivas para facilitar o trabalho colaborativo, o gerenciamento de projetos e a organização de recursos. Nesta entrevista, o CEO compartilha insights sobre gestão de ativos sobre como a Huntag tem revolucionado a forma como as equipes lidam com a produção de conteúdo, oferecendo soluções eficientes e práticas para impulsionar o sucesso das empresas.
1. Quando a plataforma digital Huntag foi lançada e qual foi a motivação por trás do seu desenvolvimento?
A ideação começou em meados de 2015, quando na empresa em que eu trabalhava surgiu a necessidade de criarmos um “repositório” de todos os conteúdos (fotos, templates, ilustrações, vídeos, etc) que criávamos para os nossos clientes, com a intenção de reaproveitar esses recursos para economizarmos tempo e dinheiro no processo de produção dos cursos on-line que fazíamos. Quando essa ideia surgiu, eu já tinha em mente que queria fazer algo diferente, eu sempre tive um lado empreendedor batendo mais forte, e vi aí a oportunidade de fazer isso acontecer. Com experiência na produção de conteúdo, eu sentia na pele a dor que esse repositório queria resolver, a gente que mexe com criação sempre faz de duas ou três propostas visuais para o cliente aprovar em um projeto, sempre comum perder as versões que não foram aprovadas e que poderiam ser reaproveitadas com outros clientes. Então estávamos sempre tendo retrabalho. Cheguei no meu superior, falei da ideia de fazer algo “meu” e que usaria a empresa como um tester, e ele aprovou na hora! Daí comecei o desenvolvimento e a primeira versão saiu entre 2015 e 2016. Ainda fiquei mais 2 anos trabalhando no projeto, part time, até que em junho de 2018 resolvi focar 100% na Huntag.
2. Quais foram os principais desafios ou problemas identificados no mercado que a Huntag se propôs a solucionar?
Organização! Sempre pensamos em como as equipes podem trabalhar melhor com uma organização mais eficiente. Quantas vezes as pessoas refazem coisas por não saberem ao certo onde estão determinados arquivos? É muito comum áreas que trabalham em conjunto isso acontecer, por exemplo, marketing e comunicação que acabam criando o mesmo material pois não sabem o que já foi produzido. Outro fator é a autonomia, geralmente toda uma companhia depende muito da equipe de comunicação e marketing para ter acesso a uma determinada imagem, a última versão do logo ou a apresentação institucional atualizada. Sempre que isso acontece a equipe pára o que está fazendo, para poder enviar o material às pessoas, o que ocasiona perda de tempo e falta de foco. É um erro centralizar informações em pessoas que um dia podem não estar mais na empresa.
Colaboração! Além de queremos que as equipes colaborem entre si, compartilhando seus conhecimentos, suas ideias e criações, também queremos que haja uma colaboração eficiente no processo criativo. A gente sempre pensou nos gaps que ocorrem quando é preciso validar uma arte, por exemplo, quantos e-mails são trocados, quantas idas e vindas ocorrem e quanto tempo tudo isso leva, sem contar que há a dispersão de informações em whatsapp ou outros canais. Então a gente também está cuidando de todo o fluxo de aprovação dos conteúdos que são produzidos, para centralizar em um único lugar a gestão dos conteúdos.
3. Quais são os principais feedbacks ou depoimentos de clientes que utilizam a Huntag e como eles descrevem os benefícios da plataforma?
Recebemos diversos feedbacks, mas o que é mais comum, é como nossos clientes estão conseguindo desburocratizar o acesso à materiais que antes era difícil, mesmo utilizando outras ferramentas na nuvem, e agilizar os processos internos.
4. Qual é a importância dos ativos digitais para uma empresa e como o Digital Asset Management (DAM) pode ajudar nesse aspecto?
Eu costumo falar que como no mercado financeiro um bitcoin é um ativo digital e que gera valor para o investidor, um ativo digital para uma marca é tudo aquilo que gera valor para ela. São imagens, vídeos, documentos, uma apresentação, enfim. Muita gente acaba não tendo essa noção quando produz qualquer conteúdo para sua empresa. Quanto tempo é investido para criar uma arte para uma campanha de marketing, quanto foi gasto para que ela tenha sido produzida e o principal, a intelectualidade que foi investida para isso?
Então, o papel de um DAM é assegurar que todo o ecossistema que cria e consome os conteúdos da marca, ganhe agilidade, que os ativos estejam seguros, de fácil acesso e gerenciável para que a empresa tenha o controle de como e quando estão sendo usados.
5. Como a plataforma Huntag aborda a gestão de ativos digitais e qual é o valor que ela agrega nesse processo?
A gente vê um ativo digital como um patrimônio da marca e por isso nosso papel, como sistema, é cuidar do conteúdo em si, desde a criação ao armazenamento eficiente com rastreabilidade dos conteúdos e processos, governança de usuários e equipes e segurança da informação.
6. Quais são as vantagens de centralizar os ativos digitais em uma única plataforma, como a Huntag, em comparação com métodos tradicionais de armazenamento e compartilhamento?
Primeiro ponto é organização! Manter tudo organizado e centralizado evita diversos erros e perdas de ativos. Vou dar um exemplo, hoje minimamente uma equipe de marketing trabalha em um lugar para armazenar seus ativos, outro lugar para transferir ativos pesados e o e-mail para gerenciar tudo isso. Quantas vezes já foi gerado um link, para compartilhar conteúdos, e após 7 dias ele foi perdido sendo necessário gerar de novo?
Esse processo convencional não é eficiente e não te dá diversos recursos que um DAM trás. Além do compartilhamento externo para grandes ativos, Huntag tem diversas funcionalidades que ajudam as marcas a controlarem seus ativos, como por exemplo, termo de uso ao baixar um conteúdo e data de expiração, ambos ajudam a ter um controle sobre direitos de imagem e LGPD. Editar uma imagem direto na plataforma e criar padrões para download.
7. De que forma a Huntag facilita a busca e recuperação de ativos digitais específicos, economizando tempo e esforço das equipes?
A gente parte do princípio que o importante é O Que e Não Onde está um determinado ativo. Então aquele conceito de pastas e diretórios malucos que acabam sendo criados na rede interna das empresas e também em outros sistemas na nuvem, aqui na Huntag não tem. Tudo é baseado na busca e encontro por metadados e palavras-chave, atributos que vão sendo imputados no sistema que facilitam a vida do usuário. Os processos de aprovação são simples, com controle de aprovadores e versionamentos.
8. Quais são os diferentes perfis de negócios que a plataforma Huntag atende?
A gente atua nas áreas de marketing, comunicação e ecommerce de grandes e médias empresas, em diferentes setores, desde varejo, saúde, serviços, publicidade e educação.
9. Quais são os tipos de ativos digitais que podem ser armazenados, distribuídos e gerenciados na plataforma Huntag?
Quando falamos de conteúdos criativos a gente já pensa em imagens, vídeos e extensões do pacote editáveis como PSD, AI, etc. Mas o sistema aceita qualquer tipo de ativo.
10. De que maneira a Huntag pode ser aplicada em indústrias, varejo, saúde, agências, mídia, publicidade, educação e outros setores? Poderia descrever um case de sucesso?
A Huntag pode ser aplicada como um único canal oficial de distribuição e gestão dos ativos digitais da marca, para ser compartilhado com as equipes internas, parceiros, lojas, franquias, revendedores, etc. Nós temos grandes clientes como a Leroy Merlin, que já tem mais 300mil ativos cadastrados e compartilham com toda empresa internamente e lojas por todo o Brasil.
11. Como a plataforma Huntag garante a segurança e proteção dos ativos digitais armazenados na plataforma?
Cada usuário tem seu login e senha, utilizamos métodos de seguranças avançados, criptografia nos ativos e implementamos SSO quando necessário. Sem contar que estamos por dentro de todas a regras da LGPD.
12. Como a Huntag está se posicionando no mercado atualmente e quais são os planos futuros para o crescimento e aprimoramento da plataforma?
A Huntag é a solução ideal para sustentar todo o ecossistema que lida com alto volume de criação de conteúdos, através de organização, gestão e controle de processos de produção criativa. A gente vem em constante evolução, praticamente todo mês melhoramos e criamos recursos novos no sistema. Temos muitos planos pela frente, mas nossa principal meta agora é a atualização completa da nossa plataforma para uma nova tecnologia que já está nos rendendo mais performance. Após isso, nossos planos é a internacionalização.
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