A Dafiti, maior fashiontech da América Latina, acaba de lançar uma iniciativa em prol da sustentabilidade: o Dafiti Circula. Com o objetivo de incentivar a circularidade na moda, o projeto distribui pela cidade de São Paulo alguns pontos de coleta onde os consumidores podem destinar roupas que não usam mais. A partir desse ecossistema, a empresa quer estimular o público a participar de uma moda responsável, colaborativa, criativa e benéfica ao meio ambiente.
Para que as destinações sejam feitas, a Dafiti disponibiliza caixas coletoras em 35 pontos Retira Fácil, pequenos estabelecimentos parceiros da fashiontech onde os clientes podem retirar as suas compras quando não há um responsável para receber em seu endereço. A empresa também conta com postos de recolhimento no escritório da Barra Funda, Zona Oeste da capital, e no Centro de Distribuição em Extrema (MG), a fim de trazer a cultura da reciclagem de dentro para fora.
A Kangu, empresa de entregas parceira da Dafiti, realizará a coleta das peças, compradas ou não na fashiontech e em qualquer condição. As roupas, então, serão encaminhadas à ONG Cerzindo, que fará a curadoria das peças incluindo reparo ou reaproveitamento (upcycling). Essas peças poderão ser doadas diretamente aos beneficiários da instituição ou vendidas no bazar. Nesse caso, os valores serão revertidos para a ONG, colaborando para manutenção da organização, capacitação dos beneficiários e financiamento dos atendimentos sociais.
O takeback, como é conhecida a ação, possibilita a circulação de roupas pelo maior tempo possível e, consequentemente, a redução de resíduos gerados. “A Dafiti, como uma referência no mercado da moda, apoia iniciativas sustentáveis, como é o caso deste programa, no qual vamos oferecer opções para estender a vida útil das roupas incentivando o seu uso por mais tempo”, reflete Cristiano Medeiros, Gerente de Sustentabilidade da Dafiti.
O Dafiti Circula não é a primeira iniciativa voltada ao meio ambiente que a empresa adota. Em seu site, a fashiontech apresenta a Dafiti Eco, catálogo sustentável que engloba mais de 6 mil produtos de grandes marcas, como Adidas, Nike, GAP e Forever 21. Para integrar a seção, as peças atendem ao menos uma de suas quatro categorias: matéria-prima sustentável, eco produção, compromisso social e respeito aos animais.
Desde a produção até a entrega, a Dafiti está em busca de oferecer cada vez mais uma experiência sustentável para as suas marcas e consumidores. Em 2022, a empresa reduziu 33% nas emissões totais de sua pegada de carbono em comparação com o ano anterior. Até 2030, a empresa tem o objetivo de utilizar materiais sustentáveis em 75% dos produtos de marca própria e em 95% das embalagens compradas pela Dafiti.
Para conferir o ponto Retira Fácil mais próximo de sua casa, acesse o site, clique aqui