Para estimular reflexões sobre a parentalidade e a importância do tempo de qualidade para o fortalecimento de laços e conexões, o Grupo Boticário promove movimento inédito sobre Licença Parental ao lado de Nubank, Volvo Car Brasil e mais cinco instituições que atuam em prol da temática da parentalidade: 4Daddy, Filhos no Currículo, Instituto Promundo e Maternidade nas Empresas, além da Escola de Super Pais, por Marcos Piangers.
Nas próximas semanas, o movimento irá gerar conversas nas redes sociais sobre a importância da Licença Parental – benefício que, independentemente de gênero ou configuração familiar, oferece um período de afastamento remunerado superior ao exigido por lei com o crescimento da família –, com o objetivo de compartilhar boas práticas e incentivar organizações a refletirem sobre o benefício. A iniciativa conta ainda com o lançamento do Guia de Boas Práticas para Implementação da Licença Parental em Empresas, também assinado pelas empresas e instituições participantes do movimento.
O guia reunirá informações práticas sobre a Licença Parental, os principais benefícios proporcionados para a companhia e para colaboradores, como, por exemplo, corresponsabilidade no cuidado com crianças, aumento da satisfação e redução da rotatividade de colaboradores. Dicas e boas práticas do benefício também serão compartilhadas com o objetivo de compartilhar informações e inspirar outras empresas para a adoção da licença, que é, inclusive, um avanço na equidade de gênero no ambiente corporativo.
“O Grupo Boticário é referência no tema de Licença Parental, sendo uma das primeiras empresas nacionais a oferecer o benefício no Brasil. Desde 2021, quando passamos a ofertar 120 dias de licença remunerada e obrigatória a todos os nossos colaboradores, obtivemos muitos aprendizados com mais de mil colaboradores que usufruíram do benefício, sendo quase 40% deles pais. Com isso, queremos apoiar e incentivar outras empresas a aderirem ao benefício”, diz Fabiana de Freitas, vice-presidente de Jurídico, Compliance, ESG, Assuntos Institucionais e Comunicação. “Por isso, convidamos empresas e instituições dos mais diversos setores a construírem junto conosco esse movimento, contribuindo, assim, para uma sociedade mais equânime, diversa e inclusiva”, completa.
O movimento liderado pelo Grupo Boticário é, ainda, um desdobramento da campanha de Dia dos Pais da sua marca mãe O Boticário, intitulada “Instinto Paterno”. Com o conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, a marca também promove reflexões sobre a licença parental enquanto benefício.
Implementação da Licença Parental na Volvo Car Brasil
A Volvo Car Brasil implementou o Family Bond – direito a uma licença parental remunerada de 24 semanas (seis meses) – em maio de 2021. A política, inspirada na legislação nacional da Suécia, país de origem da marca, e sem restringir sexo ou formato de família, é um direito que beneficia todos os mais de 40.000 funcionários de todas as fábricas e escritórios da empresa ao redor do mundo.
“O cuidado com as pessoas sempre foi uma preocupação da marca, por isso, o programa Family Bond é espelho de tudo o que acreditamos na Volvo. Sabemos que o começo de uma nova vida, seja ela através do nascimento ou da adoção, é algo único e muito importante no desenvolvimento da criança e dos pais. Igualar a licença parental, além de proporcionar mais bem-estar aos colaboradores, também contribui para o fechamento da lacuna de gênero, equilibrando as demandas do trabalho e da família de maneira igualitária”, comemora Eliane Trinca, diretora de People Experience e Responsabilidade Social Volvo Car América Latina.
Desde que foi implementada, mais de 10 funcionários já usufruíram do benefício, somente na Volvo Car América Latina.
Implementação da Licença Parental no Grupo Boticário
Como uma das primeiras empresas brasileiras a oferecer a Licença Parental para os seus mais de 15 mil colaboradores no Brasil, além das suas operações na Colômbia, Estados Unidos e Portugal, o Grupo Boticário acredita na importância da construção de um cenário social e profissional mais equânime, em que a responsabilidade dos cuidados com a família deve ser compartilhada pelos responsáveis. Desde 2021, o Grupo Boticário oferece licença de 120 dias e 100% remunerada para homens (cis e trans), casais homoafetivos e pais de filhos não consanguíneos e a de 180 dias para mães ou pessoas que gestam (60 dias a mais do que a licença obrigatória).
Durante o processo de avaliação para implementar o benefício, o Grupo contou com a presença e participação dos próprios colaboradores. O projeto contou, portanto, com a atuação direta e essencial do Grupo de Afinidade Lado a Lado (focado na equidade de gênero) e de voluntários de várias áreas que trabalharam em conjunto com as áreas de Diversidade & Inclusão e Gente. No total, 816 pais e mães colaboradores da companhia foram ouvidos e tiveram suas percepções, opiniões e outros marcadores sociais incluídos na análise que estava sendo realizada internamente. De imediato, já era sabido que o benefício seria um sucesso e mais uma iniciativa a favor do bem-estar dos colaboradores. De julho de 2021 (momento da implantação) a julho deste ano, 1.150 colaboradores usufruíram da Licença Parental no Grupo Boticário, sendo quase 40% pais.
Implementação da Licença Parental Global no Nubank
O Nubank, uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais no mundo, estendeu o benefício de licença parental para 120 dias em maio de 2022, abrangendo todos os tipos e formatos de família, independentemente de gênero ou composição familiar. Essa medida se aplica aos cerca de oito mil funcionários da empresa residentes do Brasil, Colômbia e México – onde o Nubank atua –, além da Alemanha e Estados Unidos, países com escritórios operacionais. O Nubank também é signatário do programa governamental Empresa Cidadã, garantindo a licença maternidade de 180 dias para suas funcionárias no Brasil.
Para a criação da licença parental global do Nubank, a empresa montou um grupo de trabalho multidisciplinar composto por Nubankers (como chamamos os colaboradores do Nubank) das áreas de Benefícios, Diversidade e Inclusão, Saúde, Comunicação, Legal, Finance e Compliance. As definições sobre qual seria o melhor modelo de licença parental a ser aplicado pela companhia foram feitas baseadas na coleta e análise de dados históricos sobre parentalidade na empresa, a revisão das informações do censo interno e a participação ativa com o fornecimento de feedbacks dos participantes dos grupos de afinidade NuWomen, grupo para nubankers que se identificam como mulheres cis e trans e identidades de gênero transfemininas ou não binárias, PurpleParents, grupo de afinidade para figuras parentais, cuidadoras, tentantes, gestantes ou quaisquer outros contextos familiares que envolva a criação e os cuidados principalmente de crianças e adolescentes e NuPride grupo de afinidade para pessoas auto-declaradas LGBTQIAPN+, a respeito de suas necessidades e desafios enfrentados com base em seus contextos familiares.
Uma vez definido o modelo ideal de licença parental, que hoje é disponibilizado independentemente da estrutura familiar e cujos 120 dias podem ser utilizados de forma flexível ao longo do primeiro ano da chegada da criança ou adolescente, a implantação contou com a criação de um plano de comunicação interno e externo, a criação de guias e treinamentos de suporte à parentalidade para as pessoas gestoras, a revisão dos modelos de avaliação de performance e do fluxo de re-onboarding para nubankers retornando do período de licença. Nubankers com filhos também contam com sistemas de apoio oferecidos pelo Nubank, com palestras e aconselhamento on-line que também foram disponibilizados como parte da aprovação do benefício.
“Acreditamos que movimentos como estes e a implantação de políticas e benefícios como a licença parental, são etapas de uma longa jornada de equidade e inclusão que ajudam a reduzir a desigualdade de gênero e oferecem ferramentas importantes para nossos funcionários tomarem a melhor decisão para suas famílias, acolhendo as individualidades e considerando diferentes perspectivas, assim como buscamos fazer com nossos clientes e nossos serviços”, afirma Helena Bertho, diretora global de diversidade e inclusão do Nubank.