A Petrobras lançou nesta terça-feira, 8/08, um novo podcast focado em tendências para o futuro da indústria de energia e seus impactos no nosso dia a dia: o “Nossa Energia”, uma das ações da campanha que celebra os 70 anos da companhia em 2023. Apresentado pela jornalista Rita Lizauskas, de forma leve e despojada, os episódios serão recheados de conversas relevantes e envolventes sobre ciência, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento humano. Os programas estarão disponíveis quinzenalmente no YouTube (Podcast Nossa Energia – YouTube), Spotify (Nossa Energia | Podcast on Spotify) e demais tocadores de áudio.
“Com o Nossa Energia, queremos falar de assuntos que impactam a vida das pessoas de forma descontraída e descomplicada. Queremos estimular conversas relevantes, instigar a curiosidade, provocar a reflexão, convidando especialistas de diversas áreas do conhecimento para falar de tendências de futuro de um mundo em profunda transformação”, disse o gerente de Comunicação Digital da Petrobras, Gustavo Ferro. O novo podcast integra uma série de iniciativas que a Petrobras preparou para comemorar seu aniversário de 70 anos, com foco em seu reposicionamento de marca, valorizando sua identidade nacional e a diversidade. Com a assinatura “Petrobras 70 anos: O Brasil é a nossa Energia”, a campanha projeta a Petrobras como protagonista do movimento de transição energética no país, reconectada às demandas da sociedade.
De mudança climática a inovação aberta
Os episódios do podcast vão abordar os mais diversos temas que impactam a sociedade, mostrando as transformações que estão em curso e o ponto de vista de especialistas. As medidas de combate às mudanças climáticas e os desafios da descarbonização serão o foco do primeiro episódio, com a gerente executiva de Mudança Climática da Petrobras, Viviana Coelho, além da especialista Aline Machado de Castro e a diretora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn.
No segundo programa, o tema será o ecossistema de inovação aberta: as mudanças que a inovação trouxe para as grandes empresas e o impacto das startups nesse cenário em constante mudança, com a participação de Hudson Mendonça (do MIT Reap), Alex Dal Pont (gerente de Inovação em Ecossistemas da Petrobras) e Vinicius Maia (gerente de modelos de negócios tecnológicos da Petrobras). Os programas seguintes vão tratar de assuntos que vão desde créditos de carbono e combustíveis com conteúdo renovável, até projetos culturais e de proteção à biodiversidade marinha em Abrolhos, entre outros.