No cenário do turismo, um caso que tem gerado grande repercussão e preocupação é o anúncio da 123 Milhas sobre a suspensão de pacotes e passagens promocionais para viagens entre setembro e dezembro deste ano. O Procon-SP já tomou medidas, enquanto o Ministério do Turismo (MTur) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) iniciam investigações sobre o caso.
O Procon-SP agiu prontamente ao enviar uma notificação à 123 Milhas, demandando esclarecimentos sobre a decisão unilateral de cancelamento e buscando detalhes sobre as condições adversas mencionadas no comunicado da empresa. Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP, destacou que a falta de atendimento aos consumidores impactados é uma preocupação adicional, especialmente para quem havia planejado viagens logo no começo de setembro.
O Ministério do Turismo também se manifestou sobre a situação, considerando grave a decisão da 123 Milhas. A suspensão dos pacotes e emissão de passagens da linha promocional afetou viagens já contratadas da linha “Promo”. Diante disso, o MTur acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), para avaliar a instauração de um procedimento investigativo.
O foco da investigação será esclarecer os motivos dos cancelamentos, identificar todos os clientes afetados e promover a devida reparação de danos. Ambos os ministérios estão comprometidos em evitar situações semelhantes no futuro e responsabilizar empresas que possam ter agido de má-fé.
Tanto o MTur quanto o MJSP acompanharão de perto o progresso das investigações preliminares e manterão todos os envolvidos informados sobre os desdobramentos. Em um cenário onde o planejamento de viagens é essencial, é crucial que as medidas necessárias sejam tomadas para proteger os direitos e interesses dos consumidores.