O Grupo Volkswagen está reorganizando seu processo de aquisição de componentes eletrônicos e semicondutores para assegurar o suprimento em longo prazo e, desta forma, garantir sua posição de liderança tecnológica e competitividade. Para isso, o Grupo desenvolveu uma nova estratégia para aquisição de peças com componentes eletrônicos.
“Um alto grau de transparência na cadeia de valor dos semicondutores – o exato conhecimento da peças utilizadas – nos permite determinar melhor a demanda global e a disponibilidade desses componentes. Isto é reforçado pelo gerenciamento de riscos que, no futuro, será expandido ao nível das peças eletrônicas individuais e nos ajudará a detectar gargalos com antecedência e evitar sua ocorrência. Para semicondutores estrategicamente importantes e também em futuros desenvolvimentos próprios do Grupo, vamos adquirir diretamente dos fabricantes de semicondutores”, afirmou Dirk Große-Loheide, membro do Conselho responsável por Procurement da Volkswagen Passenger Cars e membro da administração do Grupo.
No passado, componentes eletrônicos como unidades de controle eram adquiridos prontos e os fornecedores diretos eram livres para decidir as peças que utilizavam. De agora em diante, em estreita colaboração e parceria com os fornecedores diretos, o setor de aquisições do Grupo definirá quais os semicondutores e outras peças eletrônicas serão usadas.
“Além disso, esse processo ocorrerá em todas as marcas através do Comitê de Fornecimento de Semicondutores (Semiconductor Sourcing Committee – SSC) criado especialmente para essa finalidade, com participação de representantes das marcas, além da Volkswagen Group Components e CARIAD (empresa de desenvolvimento de software da Volkswagen). Mais ainda, a transparência em relação aos semicondutores significa que alternativas técnicas possam ser identificadas e implementadas mais rapidamente na ocorrência de gargalos de fornecimento. Outro efeito positivo é que a redução na diversidade de versões resulta em menor grau de complexidade no software”, disse Karsten Schnake, membro do conselho da Skoda Auto responsável por Aquisições e head da força-tarefa multimarcas e multifuncional COMPASS (Cross Operational Management Parts & Supply Security), explicando as vantagens.
Semicondutores são indispensáveis para a indústria automotiva: eles não são apenas fundamentais para a produção em massa como são promotores de inovações e a chave para o lançamento de novos produtos no mercado.
O grande crescimento na demanda por semicondutores resulta da crescente eletrificação dos veículos e da tendência de maior uso de funções de assistência visando a condução completamente autônoma. As inovações correspondentes também resultarão no uso de semicondutores de vanguarda, enquanto a demanda pelos semicondutores mais comuns irá se manter ou mesmo aumentar. As inovações nos veículos estão fortemente ligadas ao uso dos semicondutores: em 1978, apenas oito semicondutores eram usados na unidade de controle do Porsche 911. Atualmente, um Skoda Enyaq tem cerca de 90 unidades de controle com aproximadamente oito mil componentes eletrônicos.
Esse desenvolvimento também influencia o valor dos componentes eletrônicos no custo do veículo, que deverá mais que dobrar até 2030 em relação à média atual de aproximadamente 600 euros por veículo. Conforme a avaliação e análises do Grupo, a importância do setor automotivo como cliente da indústria de semicondutores também está em crescimento. A indústria automotiva atualmente ocupa o quinto lugar entre os maiores compradores, com um volume de aquisições globais em torno de 47 bilhões de dólares. Em 2030, deverá passar ao terceiro lugar com um volume próximo a 147 bilhões de dólares.
Os efeitos pós-pandemia da COVID-19 e a crise dos chips associada a ela ainda são sentidos. Para resolver esses enormes desafios e assegurar o suprimento de semicondutores, o Grupo Volkswagen lançou a iniciativa COMPASS no começo de 2022, inicialmente com foco operacional na garantia do programa de veículos. Áreas de atuação estratégicas forma identificadas com base nas lições da crise dos semicondutores e foram desenvolvidas e implementadas soluções para longo prazo.