Mais de 500 estudantes universitários de diversos estados do Brasil e países das Américas chegaram ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (29 de agosto) para a Shell Eco-marathon Brasil, uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética do mundo. Os treinos começam amanhã e são esperadas 39 equipes no Armazém 5 do Píer Mauá até sexta-feira, 1 de setembro.
As equipes do Paraná – Pato a Jato da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – e de Minas Gerais – Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)- chegam como favoritas desse ano. Na edição de 2022, a Pato a Jato se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol. E a equipe Milhagem conquistou o primeiro lugar na categoria de Bateria Elétrica, com uma eficiência energética de 312 km/kWh.
A novidade dessa edição vem com a estreia de uma nova categoria: hidrogênio. Duas equipes – Capitán Victor Ustariz (Bolívia) e Hydro Dzec (México) – construíram protótipos de veículos com tecnologia para produzir, armazenar e utilizar hidrogênio como fonte de energia. Nas últimas edições da Shell Eco-Marathon no exterior, houve crescente interesse na utilização do hidrogênio como combustível devido ao seu potencial para transporte com emissão zero. Globalmente, cerca de 10% das equipes utilizam veículos movidos a células de combustível de hidrogênio, mostrando a tendência para o desenvolvimento de veículos mais eficientes para o futuro.
Sobre a Shell Eco-marathon
É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 6ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio, categoria de estreia na competição. Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito de cerca de 10km com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. Neste ano, a competição vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru.
Na edição de 2022, a equipe Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), unidade de Pato Branco, se consagrou tetracampeã na categoria de Combustão Interna, com o resultado de 619 km/litro de etanol. Na categoria de Bateria Elétrica, o campeonato premiou a equipe Milhagem, da Universidade Federal de Minas Gerais, que completou o circuito com uma eficiência energética de 312 km/kWh.