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Volkswagen brilha no The Town e confirma patrocínio para o Rock in Rio 2024

Os 150 posts da VW e influenciadores parceiros nos canais da marca no Instagram, Tik Tok e 'X' totalizaram mais de 140 milhões de views, com 2,5 milhões de interações, durante o The Town 2023.

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A Volkswagen do Brasil, fabricante oficial de automóveis do The Town 2023, deu show de engajamento durante o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo (SP), que reuniu 500 mil pessoas em 235 horas de música nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro, no Autódromo de Interlagos. No evento, a Volkswagen também anunciou o patrocínio ao Rock in Rio 2024, o maior festival de música e entretenimento do mundo, que já teve quatro edições patrocinadas pela marca (2011, 2013, 2015 e 2022). O The Town e o Rock in Rio são dos mesmos produtores.


“Ao completar 70 anos de Brasil, a Volkswagen reforça sua estratégia de negócio com foco no território da música. No The Town, tivemos engajamento impressionante nas redes sociais, na mídia e nas ativações da marca no festival. Além disso, temos a série especial T‑Cross The Town, do SUV mais vendido do Brasil, e a Fundação Grupo VW ajudando a promover a transformação social com o projeto Favela 3D. Os resultados consolidam a Volkswagen como uma marca cada vez mais próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada. E agora, aceleramos rumo ao Rock in Rio 2024, festival que vamos patrocinar pela 5ª vez, gravando o nome VW na história dos grandes festivais de música”, disse Roger Corassa (1ª foto, abaixo), vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil. O Rock in Rio 2024 será nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro.

Volkswagen tem engajamento impressionante no The Town 2023

Os 150 posts da Volkswagen do Brasil e influenciadores parceiros nos canais oficiais da marca nas redes sociais Instagram, Tik Tok e ‘X’, durante o The Town 2023, totalizaram mais de 140 milhões de views, com 2,5 milhões de interações; foram mais de 2,3 mil menções à marca VW em redes sociais. Esses números geraram uma taxa de engajamento 2 vezes maior do que a conquistada no Rock in Rio 2022.

A Volkswagen também ganhou seguidores durante o The Town. Entre os patrocinadores do evento, a marca foi a 2ª maior em ganho de seguidores no Instagram: foram mais de 7 mil durante o festival, totalizando 1,2 milhão na plataforma. O Tik Tok da Volkswagen ganhou mais 98 mil seguidores ao longo do The Town, somando 372,9 mil. A parceria com mais de 15 influenciadores, como Lore Improta, Ana Clara, Paulo André, Supla, Larissa Gloor, Fred Bruno, além de Marina Sena e Jão, ambos atrações do evento no palco The One, contribuiu com os resultados.

A Volkswagen do Brasil também recebeu 120 jornalistas em seu estande no The Town que contribuíram com a divulgação de 110 reportagens em mídias impressas e digitais e mais de 160 stories.

A digital experience que a Volkswagen levou para o Spotify também foi um sucesso, com 5 mil interações e 26% de engajamento, uma taxa três vezes maior do que cases considerados benchmark na plataforma. Os participantes preenchiam um quizz, que gerava uma play list personalizada.

Ativações VW atraem mais de 13 mil pessoas

Mais de 13 mil pessoas participaram das sete ativações promovidas pela Volkswagen do Brasil em diversas áreas do The Town 2023, como no estande da marca (Skyline: foto acima e 2ª foto, abaixo) e na Rota 85, um espaço temático que teve a Volkswagen como co-patrocinadora e levava esse nome em homenagem ao ano de estreia do Rock in Rio.

No The Town, o público também conferiu os modelos da marca T‑Cross The Town (carro oficial do evento), os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, a picape Amarok, o SUV Nivus e clássica Kombi. Os participantes das ativações foram presenteados com uma shoulder bag com corda mosquetão exclusiva da Volkswagen.

As ativações da VW foram um sucesso no The Town. No estande Skyline, a Car Sound T‑Cross promovia uma competição musical dentro do SUV mais vendido do Brasil.

Com o SUV 100% elétrico ID.4, a Volkswagen criou a VR ID.4 Electric Factory (3ª e 4ª fotos, abaixo), uma jornada em realidade virtual na qual o visitante construía o primeiro elétrico da marca no Brasil de forma lúdica em uma espécie de metaverso. Com óculos de VR, o participante assumia a linha de produção com efeitos especiais e curiosidades.

O Car Boost era um jogo que testava a habilidade e o reflexo dos participantes inspirado nos testes de preparação de pilotos da Fórmula 1. O VW Play Garage (5ª foto, abaixo) foi um palco onde os visitantes cantavam com uma banda ao vivo; os nomes do artista e da música apareciam no letreiro durante a apresentação. A Amarok Extreme (6ª foto, abaixo) era uma pista de iron track para sentir toda a força e robustez da picape em uma experiência conduzida por um piloto profissional.

Na Rota 85, a Volkswagen teve o Car Stage (7ª e 8ª fotos, abaixo), um espaço instagramável com a Kombi clássica e sua versão 100% elétrica, o ID.Buzz, usados na campanha de 70 anos da Volkswagen com a cantora ícone da MPB atual Maria Rita (que foi atração no The Town) e sua mãe, Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, com imagem recriada em realidade virtual. O público escolhia o fundo e o hit a ser dublado para ganhar seu vídeo e compartilhar nas redes sociais.

Na Rota 85, a VW também ofereceu a ativação Volkswagen tem a sua cara (9ª foto, abaixo): um caricaturista desenhava os participantes do The Town em um VW Nivus. As ativações da Volkswagen tiveram a Agência Atenas como responsável pela criação do projeto e implementação.

VW T‑Cross The Town tem bônus de R$ 8 mil + taxa zero

Carro oficial do festival de música, o Volkswagen T‑Cross The Town (10ª foto, abaixo) é a versão especial do SUV mais vendido do País. Em homenagem ao festival, a Volkswagen estende a condição especial de compra: bônus de R$ 8 mil + taxa zero, com 50% de entrada e saldo em 24x.

O VW T‑Cross The Town inclui itens de conforto e tecnologia, entre eles VW Play com câmera de ré, rodas diamantadas de 17”, pintura externa bicolor, bancos de couro com costura aparente na cor azul e interior escurecido, além de badge exclusivo The Town. O SUV mais desejado do País é estabelecido sobre a plataforma modular MQB, referência em eficiência e rigidez e ainda entrega alto nível de segurança.

O T‑Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com mais de 46 mil unidades já comercializadas em 2023. A Volkswagen também é líder no segmento de SUVs no País com T‑Cross, Nivus e Taos já somando mais de 87 mil unidades vendidas em 2023.

Favela 3D: transformando vidas

A Fundação Grupo Volkswagen, The Town 2023, Gerando Falcões, Governo do Estado de São Paulo, Sabesp, Prefeitura de São Paulo, Gerdau e Vozes das Periferias se uniram e estão levando para a Favela do Haiti, na Vila Prudente, em São Paulo (SP), o projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida).

O Favela 3D é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica da Gerando Falcões. Para isso, trabalha com base em pilares como moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda, cultura, esporte e lazer.

O projeto na Favela do Haiti está impactando 290 famílias (cerca de 1.000 pessoas) a partir de ações já iniciadas que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento das famílias. Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores e a perspectiva é que em dezembro de 2024 já esteja concluído.

A iniciativa faz parte da plataforma “Por Um Mundo Melhor”, nascida no Rock in Rio e que chegou ao The Town com força para transformar a sociedade.

Nas últimas quatro décadas, a Fundação Grupo Volkswagen já contribuiu para mudar a vida de mais de 3 milhões de brasileiros. Agora, se une aos parceiros do Favela 3D para transformar a Favela do Haiti em ritmo acelerado.

Por meio do projeto já foram inaugurados a Praça Chicão e o mural de grafite Raízes do Futuro, 32 casas passaram por melhorias, três novos projetos de casas sustentáveis foram entregues, o abastecimento de água chegou para 100% das casas térreas da comunidade em parceria com a Sabesp, 62 caixas d’água foram instaladas e o projeto “Museu Arte Pública” – que traz arte para o envelopamento da favela, envolvendo moradores na criação dos murais artísticos – e uma horta comunitária foram concluídos.

Além das melhorias de infraestrutura, 261 famílias (das 290 que moram na comunidade) fazem parte do projeto Decolagem e mais de 45 pessoas foram contratadas pela prefeitura, via Programa Operação Trabalho (POT), para agricultura nos cuidados da horta e para o POT Zeladoria, para os cuidados de praças no entorno da região.

Em andamento estão um curso de maquiagem para 20 pessoas e a construção do Centro Comunitário. Os próximos passos são a parceria com Escola da Cidade, o programa Jovem do Futuro, – que promoverá cursos para aperfeiçoamento de competências socioemocionais e técnicas com foco na preparação de jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho –, o curso de educação financeira e a formação do Rede Favela, com trabalhos previstos para ter início em setembro.

Entre os resultados esperados estão 100% do território com acesso à internet, 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas, 100% da população alfabetizada, zerar o desemprego, combater a evasão escolar, inserir jovens no mercado, 115 melhorias habitacionais e de fachadas, construção de 21 sobrados sustentáveis, entre outras ações.

 

Ações ambientais da Volkswagen no The Town

Além da parceria com o projeto Favela 3D, por meio da Fundação Grupo Volkswagen, a Volkswagen do Brasil levou outras duas ações ambientais ao The Town. Após o festival, todas as lonas utilizadas no estande da VW foram doadas ao projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen, que capacita profissionais de costura.

Por meio da técnica do upcycling, tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo VW e fornecedores são transformados em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta e investindo no desenvolvimento social.

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão, com iniciativas que incluem qualificação profissional, apoio a negócios de impacto, formação de educadores e gestores públicos, voluntariado e incentivo ao empreendedorismo.

A Volkswagen também garantiu a destinação correta de todos os itens recicláveis, como copos e embalagens, utilizados em seu estande durante o The Town.

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