A Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, lançou uma revista em celebração aos 25 anos de presença no Brasil. Com o título “Huawei Brasil 25 anos – Brasil Digital: Huawei e o orgulho de construir o presente e o futuro”, a edição conta a reconstrução histórica da atuação da empresa no país, marcos nacionais para as telecomunicações, a comemoração do Jubileu de Prata da multinacional e, também, os planos e perspectivas da companhia para o futuro do país.
A revista, que tem versão impressa e digital, também traz depoimentos de autoridades dos diferentes mercados de atuação da Huawei, como Sandoval Feitosa Neto, Diretor Geral da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica; Moisés Moreira, vice-presidente da Anatel e Rubens Souza, coordenador em C&T no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), entre outros.
“A publicação é um registro de toda a nossa contribuição com o Brasil, mostrando que desde o começo de nossa trajetória no país, estamos colaborando para o desenvolvimento social e tecnológico nacional”, afirma Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe.
A revista retorna ao início da trajetória da empresa do Brasil, em 1998, trazendo uma linha do tempo que passa pelo lançamento das redes 2G, 3G, 4G, 4.5G até a 5G nos dias de hoje. Além disso, também apresenta a participação da Huawei em grandes marcos da história recente do país, como as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e a Copa do Mundo em 2014.
O exemplar está disponível em um hotsite especial, que conta também com uma entrevista do CEO da Huawei Brasil, Mr. Sun Baocheng. O executivo comentou sobre o plano da multinacional para o país. Segundo ele, na educação, a missão é conectar, com qualidade e garantia de serviço, as escolas que ainda não têm internet. Na saúde, o objetivo é fornecer tecnologia para a construção de hospitais inteligentes visando o melhor atendimento ao cidadão. Sun Baocheng reforça ainda que é hora do Brasil acelerar em direção às novas tecnologias como inteligência artificial e nuvem pública.
Além de retomar a trajetória da empresa, a revista também apresenta os planos da Huawei para o futuro. O conceito de “Nação Digital” é apresentado ao longo da publicação, isto é, a construção de um “governo digital”, de “cidades digitais” e da “digitalização da indústria” por meio da ampla aplicação de tecnologias digitais.
Esse conceito entende que a conectividade e o acesso às tecnologias devem ser tratados como um direito universal. É possível implementar o projeto por meio das políticas governamentais unificadas, a realização prática dessas políticas, a transformação digital da economia e a sustentabilidade, além do acesso à internet de qualidade e a instalação de estruturas de data centers.