“Skate deveria ser sinônimo de superação”. É com essa frase que um dos mais importantes rappers da atualidade, Lennon, também conhecido como L7, abre a nova campanha do Banco do Brasil que exalta o esporte nacional. Assim como a história de Lennon, nascido no subúrbio do Rio de Janeiro e que teve o skate como o pontapé para sua carreira musical, a vida de muitos brasileiros é impactada pela paixão ao esporte.
É a partir dessa narrativa que o Banco do Brasil exalta os obstáculos enfrentados e a superação dos skatistas no esporte, fazendo um paralelo com a vida real. As peças, assinadas pela WMcCann e produzidas em parceria com a O2, trazem nomes como Rayssa Leal, Raicca Ventura, Bob Burnquist, Felipe Mota, Felipe Nunes e Davison Fortunato para representar o esporte que hoje é paixão nacional.
O objetivo do Banco, que há mais de 30 anos se dedica a alavancar o esporte nacional, é mostrar como as atividades esportivas são capazes de transformar o futuro de milhares de brasileiros. “Exaltar a história dos novos talentos, impulsionar os atletas brasileiros e fortalecer as modalidades estão entre os pontos de narrativa desta campanha que mostra como esse apoio contribui para a transformação do cenário esportivo no Brasil”, explica Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil.
“Trazer o L7 para comunicar a campanha que tem como foco o skate foi providencial e bastante importante para a comunicação da marca como um todo. Contamos com nomes que dão sentido ao que o Banco busca: uma conexão real com o público por meio de histórias que inspiram”, conta Patricia Andrade, VP Executiva, diretora-geral de Brasília, e head of growth da WMcCan.
A estratégia de mídia 360º envolve TV, mídia exterior e mídia digital, além de contar com um squad de influenciadores que ativam a campanha nas redes sociais da marca.
Banco do Brasil e skate
O Banco do Brasil é patrocinador do esporte brasileiro desde 1991, com o início do patrocínio ao vôlei. A história com o skate teve início em 2021, por meio do patrocínio à skatista Rayssa Leal. Em 2022, o BB ampliou a estratégia para a modalidade com o patrocínio ao projeto Circuito Banco do Brasil de Skate, que contempla patrocínio a outros skatistas, como Bob Burnquist, Felipe Nunes e Raicca Ventura, bem como com a realização do campeonato Imagine Skate Tour, que contou com três etapas realizadas – Brasíia, Niterói (RJ) e São Paulo. Além disso, o banco também patrocina Davidson Fortunato, Fernando Araújo, Daniela Vitória e Augusto Akio.
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: Banco do Brasil
Produto: Institucional
Nome da campanha: Campanha Skate 2023
Time do Cliente: Paula Sayão, Ana Carolina de Castro, Bruna Ferraz, André Cabral e Patrícia Lira
CEO: André França
VP executiva e diretora-geral da WMcCann Brasília: Patrícia Andrade
CCO: Dani Ribeiro
Direção de criação: Eric Sulzer
Diretor de Criação Associado: Raoni Leão
Criação: Anselmo Ferreira, Raoni Leão e Rodrigo Coletto
Negócios: Dilma Lima, Viviane Oliveira, Thais Santos, Angela Saliba e Gabriella Miranda
COO & CSO: Renata Bokel
Planejamento: Ricardo Bauab e Kildery Oliveira
Conteúdo: Josane Muriel
VP de Mídia: Andreia Abud
Mídia: Giuliana Chekin, Glenda Tugumia, Raquel Assunção, Mireille Terra, Thyessa Benicasa e Anderson Lima
BI: Felipe Borges, Luis Paes e Arthur Arruda
Diretora Geral de Produção: Camila Naito
Produção Integrada: Camilla Mendes, Taita Kuhn e Fabiana Dias
Produtora do filme: O2 Filmes
Diretores: André Gustavo (Delão) e Rodrigo Pesavento
Produção Executiva: Flavia Zanini e Ed Tamachiro
Diretor de Fotografia: Leandro Pagliaro
Direção de Arte: Branca Bronstein Motta
Atendimento: Rejane Bicca, Miriam Lima, Luiz Braga, Ivan Caetano e Nany Lucena
Montagem: João MacFarland
Pós-produção: O2 Pós
Produtora de som: A9 Áudio
Direção musical: Apollo
Atendimento: Nicole Bonani
Coordenação: Paloma Sol
Locução: L7nnon
Curadoria e Gestão Artística: Cara de Conteúdo
Fotógrafo: Ana Catarina e Julio Detefon
Projetos: Nathália de Brito e Renata Spindola
Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo