Comprometida em ter 50% de seus cargos de liderança ocupados por mulheres até 2026, o Grupo HEINEKEN celebra a primeira edição do Programa Elas que Brilham, que tem o objetivo de acelerar a carreira de mulheres para se tornarem líderes da área de Produção em até 12 meses. Para a estreia da iniciativa, a cervejaria apostou no desenvolvimento de seus talentos internos e conduziu um processo seletivo afirmativo que envolveu candidatas de diferentes cidades e áreas de atuação. Ao todo, foram selecionadas 11 mulheres que terão suas carreiras aceleradas na área de Produção a partir deste mês.
A primeira edição do Programa Elas que brilham foi desenhada e aplicada integralmente pelo time de Pessoas da cervejaria. “Não identificamos no mercado um processo como o do Elas que brilham. Queríamos algo totalmente alinhado aos nossos valores, comportamentos e momento de Companhia, além de uma jornada que realmente destacasse o potencial das candidatas. E assim fizemos”, explica Andrea Bianchi, diretora de Pessoas do Grupo HEINEKEN.
Com isso, a cervejaria investiu em experiências de desenvolvimento desde o início do processo, como a construção de um case em grupo com mentores internos e atividades voltadas ao autoconhecimento. “Nós, mulheres, ainda carregamos algumas crenças que precisam ser ressignificadas. E foi isso que buscamos durante toda a jornada de seleção. Utilizamos ferramentas e atividades que as fizeram perceber que compartilham das mesmas inseguranças, sonhos e do mesmo potencial de crescimento. Acredito que o processo seletivo em si já foi transformador para todas que participaram”, completa Andrea.
“O ‘Elas que brilham’ me mostrou que não é preciso me limitar. Nós estamos fazendo história e sendo inspiração para as demais mulheres na Produção das nossas cervejarias e isso é o que me motiva a alcançar o topo e ajudar as demais a conquistarem isso também” – conta Ana Karolinne Ferreira Nascimento, uma das selecionadas no programa e que atua na unidade de Pacatuba, Ceará.
Progressão de carreira e compromisso real com a equidade de gênero
Além de materializar a intencionalidade da agenda ESG, especialmente, em equidade de gênero, o programa vai ao encontro do que as pessoas mais valorizam em uma empresa e buscam como prioridade, segundo o Estudo de marca empregadora 2023 da consultoria Randstad: a oportunidade de progressão de carreira. “Eu sempre sonhei em atuar em fábricas, iniciei minha carreira no Grupo HEINEKEN como estagiária e nem sabia que eu poderia sonhar o que eu conquistei sendo mulher, no ambiente de Produção, numa multinacional como a HEINEKEN… É muito surreal o que está acontecendo, estou muito feliz.”, compartilha Brena Larissa Santos, outra selecionada do Elas que brilham, da cervejaria de Igarassu, Pernambuco.
“A iniciativa está cumprindo um papel fundamental na transformação do nosso ambiente produtivo, que até pouco tempo era majoritariamente masculino. Com as nossas novas líderes, queremos reforçar a nossa cultura de pertencimento e a intencionalidade real da agenda de diversidade, equidade e inclusão. Estou muito feliz de acompanhar isso de perto.”, comenta Rodrigo Bressan, Vice-presidente de Produção do Grupo HEINEKEN.