A empresa Bauducco anunciou uma reviravolta inesperada no final da tarde desta quarta-feira, com o cancelamento de uma aguardada campanha publicitária estrelada pelas famosas cantoras Juliette e Duda Beat. A decisão, que surpreendeu muitos, surgiu em meio a alegações de plágio feitas pelo produtor Evandro Fióti, irmão do renomado rapper Emicida, em relação ao conceito da campanha.
As alegações de suposto plágio se concentram em vários elementos, incluindo a tipografia, o nome e outros elementos da identidade visual, que supostamente têm semelhanças com o projeto “AmarElo“, lançado por Emicida em 2019. A notícia sobre as semelhanças entre os projetos gerou polêmica nas redes sociais e levantou questionamentos sobre a originalidade da campanha da Bauducco.
Em resposta a essas alegações, a Bauducco emitiu um comunicado oficial afirmando que a campanha e a música “Magia Amarela” foram concebidas para celebrar o amarelo, um traço icônico de sua identidade visual que está presente nas embalagens e na comunicação da marca há mais de três décadas. Além disso, a campanha pretendia transmitir conceitos historicamente associados à empresa, como família, união, encantamento e comunhão.
No entanto, diante das crescentes dúvidas e questionamentos em relação ao projeto e da séria alegação de plágio, a empresa tomou a decisão de cancelar a campanha. Em seu comunicado, a Bauducco expressou seu respeito e admiração pelos artistas envolvidos e indicou a intenção de, em ocasiões futuras, continuar a celebrar seu icônico amarelo e sua mensagem de união.
Juliette e Duda Beat, as duas cantoras que seriam as protagonistas da campanha, também responderam às alegações por meio de declarações emitidas por suas respectivas assessorias. Juliette Freire esclareceu que a música “Magia Amarela” faz parte de uma campanha publicitária e que ela foi contratada como intérprete para o projeto audiovisual.
Confira a nota oficial da equipe da cantora Juliette:
“É extremamente necessário e importante informar que eu e minha equipe jamais compactuaríamos ou participaríamos cientemente de atitudes de plágio e apropriação criativa. Fui contratada para uma campanha publicitária em que interpretaria uma canção e um videoclipe e, nesses casos, os processo de liberações autorais são de responsabilidade do contratante. Peço desculpas e lamento profundamente as consequências deste ocorrido. Estejam certos de que tomaremos providências e aumentaremos ainda mais, o nosso cuidado sobre propriedade intelectual e diversidade em futuros trabalhos artísticos e comerciais. Por fim, informo que a campanha foi cancelada e a música será retirada de todas as plataformas digitais”
Duda Beat também emitiu uma nota em que explicou que foi contratada como uma das intérpretes da música “Magia Amarela” em parceria com Juliette para a campanha publicitária da marca Bauducco. Sua equipe está em comunicação com os responsáveis pela criação e produção da campanha, com a intenção de divulgar um comunicado oficial à imprensa e ao público.
A notícia do cancelamento da campanha da Bauducco e das alegações de plágio gerou uma onda de discussões nas redes sociais e nos meios de comunicação, deixando muitos fãs e seguidores surpresos e curiosos sobre o desenrolar desse episódio inusitado no mundo da publicidade e do entretenimento.
Confira a nota, na íntegra da Bauducco:
“A música “Magia Amarela”, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”.