Início Notícias Renault amplia seu compromisso com o design no Complexo Ayrton Senna

Renault amplia seu compromisso com o design no Complexo Ayrton Senna

Localização permite maior sinergia com as equipes de produto, marketing, engenharia, manufatura e qualidade.

0
Divulgação

A Renault inaugura no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, as novas instalações do Renault Design Center Latam (RDCL), um dos quatro centros de design da marca no mundo. A nova estrutura, que ocupa uma área de 1.220 metros quadrados, é destinada para o desenvolvimento de carros-conceito e modelos de produção de projetos voltados para a América Latina, bem como permite aos profissionais locais a participação criativa em projetos globais da marca.


“A nova estrutura do RDCL faz parte da sua estratégia internacional e nos permite ter mais capacidade para o desenvolvimento dos novos produtos Renault para a região, possibilitando também ampliar a contribuição local no desenvolvimento de projetos globais.”, conta Luiz Fernando Pedrucci, SVP e Presidente da Renault América Latina.
“Por meio deste novo centro de criação e exploração das últimas tendências, o Renault Design Center LATAM poderá aumentar sua participação na criação do design dos futuros veículos destinados aos mercados latino-americanos. Ele também vai ter uma contribuição ainda maior nos projetos globais do Grupo ao participar de competições internas de design para todos os projetos da Renault”, comentou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault.

No novo espaço, uma expansão da estrutura de design inaugurada em 2006, em São Paulo, os designers da marca terão à disposição uma estrutura completa composta de:
· Indoor Show Room Design: sala interativa de avaliação de modelos e protótipos equipada com plataforma giratória 360º e tela de alta definição de 216 polegadas para apresentações, modelagem e análise de veículos 3D em escala 1:1;

· Outdoor Show Room Design: 500 m2 de área externa com isolamento confidencial, onde é possível avaliar modelos e protótipos em condições naturais de luz, realizar a avaliação e percepção dos veículos sob diversos ângulos e distâncias, além de auxiliar no desenvolvimento de padrões e cores;

· Ateliê de Maquetagem: espaço dedicado para o desenvolvimento de protótipos físicos em clay e hard models em diferentes escalas para o desenvolvimento de design criativo e materialização do design 2D em design 3D;

· Estúdio de Realidade Virtual: poderosa ferramenta que utiliza óculos de realidade virtual para visualização “em tempo real” de propostas criativas em 3D, além de suporte em alta definição para apresentações internas e externas, constituindo um verdadeiro aliado para a alta performance durante todo o processo de desenvolvimento do Design;

· Creative Lounge: área aberta de trabalho utilizada para brainstorming, criação de conceitos e desenvolvimento de projetos, permitindo maior integração e interatividade das equipes de design.

“Essa nova estrutura permite aos nossos designers o desenvolvimento de um veículo do começo ao fim, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, alinhados com os mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo”, explica Daniel Nozaki, diretor de design do RDCL.

 

No RDCL, é possível acompanhar todas as etapas do desenvolvimento de um novo produto. As equipes trabalham desde a Gênese do produto, a fase criativa e conceitual do modelo, passando por sketches do design interno e externo, design de cores, materiais e acabamentos (CMF), modelagem 3D, CGI (imagens geradas por computador) para apoiar os projetos e campanhas de marketing & comunicação, bem como protótipos físicos, até a fase de design industrial, que abriga a adequação para produção em série e a qualidade da execução do design.

A equipe do RDCL, que conta com 21 profissionais, teve participação ativa no desenvolvimento do Renault Kardian, modelo que será lançado no Brasil em 2024 e que inaugura a nova identidade visual da marca nos veículos produzidos no país e o Renault Concept Car, que vai introduzir uma nova visão do design para o futuro.
Com sua localização estratégica, o RDCL também cumpre a função de agente de Design Social. Por meio de parceria com o Instituto Renault, é oferecido suporte criativo às comunidades da região, como a Associação Borda Viva, para a criação de uma linha de acessórios que utilizam materiais descartados do processo de produção e cuja renda é revertida à comunidade local, desta forma dando uma forte contribuição à economia circular da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui