Uma análise realizada pela equipe da Visa Consulting & Analytics (VCA), divisão de consultoria analítica da Visa, constatou que, em dezembro de 2023, no Brasil, houve um aumento de mais de 30% nas transações via aproximação com as credenciais da empresa na comparação com o mesmo período de 2022. Os dados mostram também que, levando-se em consideração todas as transações realizadas em ambientes físicos e virtuais, houve um aumento de 10% no número total das operações no país.
Tais informações foram identificadas a partir de dados relativos às transações de pagamentos realizados por meio da VisaNet em dezembro de 2023 comparados aos números de 2022, excluindo despesas e transações relacionadas à Visa Direct.
“Pela primeira vez desde seu lançamento, em 2008, a tecnologia de pagamento por aproximação foi a mais usada para pagar compras de final de ano realizadas presencialmente, representando 55% de todas as transações presenciais no Brasil em dezembro de 2023”, afirma Tiago Moherdaui, head da Visa Consulting & Analytics no Brasil
Os consumidores brasileiros têm um hábito em comum: deixar para fazer as compras na última hora. Segundo os dados coletados pela análise, os dias 23 e 22 de dezembro foram os de pico de transações Visa no final do ano. As categorias com maior crescimento nas compras em lojas físicas e online no país no mês de dezembro foram alimentos, restaurantes e supermercados.