O Itaú Unibanco reforça seu compromisso com a democratização do conhecimento e inovação ao patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o South by Southwest (SXSW), realizado em Austin, Texas (EUA). Como parte do novo posicionamento da marca, “feito de futuro”, o banco oferecerá a tradução gratuita de mais de 100 palestras do festival, disponíveis em português e espanhol. O objetivo é proporcionar ao público brasileiro acesso às principais discussões globais sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.
O SXSW: Um Encontro Global de Inovação
O SXSW, em sua 38ª edição, é um ponto de convergência para profissionais de diversas áreas e empreendedores de todo o mundo discutirem o futuro da cultura, tecnologia e negócios. O evento, que se tornou um favorito entre startups brasileiras, ocorrerá de 8 a 16 de março, em Austin. O Itaú Unibanco destaca seu compromisso com o “feito de futuro”, alinhando-se aos ideais do festival.
Palestras Gratuitas e Legendadas para Todos
Mais de 100 palestras serão legendadas em português e espanhol, estando disponíveis no canal do SXSW no YouTube 72 horas após cada evento ao vivo em Austin. Esta iniciativa visa superar as barreiras geográficas, financeiras e de idioma, permitindo que o conteúdo alcance um público mais amplo no Brasil.
“Assim como o Itaú, o SXSW é feito de futuro. Queremos, por meio do acesso às melhores palestras e discussões de nível global, facilitar a disseminação de conhecimento para inovação, tecnologia e geração de negócios. Hoje, o Brasil é o segundo país mais presente no evento, mas o potencial do conteúdo traduzido online é ilimitado”, conta Rodrigo Montesano, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.
Estímulo ao Consumo do Conteúdo e Eventos Proprietários
Para promover o consumo do conteúdo, o Itaú Unibanco planeja uma agenda de eventos próprios em diversas localidades do Brasil, incluindo escritórios do banco, investment centers, hubs de inovação e comunidades. Até o momento, nove apresentações estão confirmadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte.
Clientes do banco interessados em participar presencialmente do SXSW em Austin ainda podem adquirir ingressos com desconto. Além disso, o Itaú Unibanco apoia a Casa São Paulo, iniciativa da InvestSP, com participação de executivos do banco, cuja programação será divulgada nos próximos dias.
Economia em Foco: Brasileiros Movimentam Austin Durante o SXSW
De acordo com levantamento do Itaú Unibanco em 2023, a movimentação econômica dos brasileiros em Austin durante o festival foi notável. O aumento nas compras presenciais foi expressivo, com crescimento de 1764% em comparação com o período pós-evento. Os dados revelam uma alta de 449% no valor das transações, com um ticket médio de R$ 5.210 durante o SXSW, contrastando com R$ 1.533 nos dias seguintes.
Os principais impulsionadores dos gastos foram hotéis (49%), restaurantes (10%) e bares (6%). A geração Y representou 44% das transações, seguida de perto pela geração Z com 49%. As aquisições foram lideradas por pessoas com rendas acima de 10 salários, representando 89% do valor total durante o evento, com um ticket médio de R$ 5.063.