No Dia Internacional da Mulher, a TIM anuncia a expansão do projeto “Caminho Delas”, que inicialmente transformou 11 lojas em São Paulo e Rio de Janeiro em pontos de conexão para mulheres em situação de risco. Agora, a iniciativa será estendida para mais 147 unidades em 25 Estados, abrangendo todas as regiões do Brasil. Este projeto visa oferecer uma rede de apoio para mulheres vítimas de violência ou que se sintam ameaçadas.
Como parte desse compromisso, a TIM promoveu um treinamento massivo, em parceria com a consultoria Livre de Assédio, envolvendo mais de 2 mil profissionais de vendas e atendimento. Ao receber uma mulher em busca de ajuda, a equipe está orientada a oferecer suporte físico para denúncia, incluindo um smartphone para conexão, uma cartilha informativa com contatos de canais públicos e outras autoridades.
Essas lojas, identificadas como “locais seguros”, serão destacadas no mapa interativo do “Caminho Delas”, criado com base em dados de usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial no aplicativo Mulheres Positivas. Além disso, cinco conteúdos informativos serão transmitidos no programa Hoje em Dia, da TV Record, conduzidos por Ana Hickmann, em um esforço para amplificar a conscientização e fornecer apoio às mulheres em situações vulneráveis.
Esta iniciativa faz parte da campanha “Manifesto de Gênero” da TIM, lançada em outubro de 2023, que destaca o compromisso da empresa com a equidade de gênero, tanto no mercado de trabalho quanto no combate a qualquer forma de preconceito e violência contra a mulher. A segunda fase da campanha abrange diversos eventos e ativações nas redes sociais, envolvendo influenciadores e personalidades de destaque, solidificando o papel da TIM na promoção da equidade e empoderamento feminino.
Por meio de um plano estruturado, com metas definidas e envolvimento de toda a empresa na pauta de equidade de gênero, a TIM tem hoje 51% de mulheres no quadro de quase 10 mil profissionais e 36% em posições de liderança. Além disso, representam 50% da diretoria estatutária e 30% do Conselho de Administração. Nos últimos 12 meses: mulheres foram 48% das escolhas para posições de liderança em recrutamento externo e 42% das pessoas promovidas internamente para essas posições.
Esses indicadores e todas as ações realizadas contribuem para conquistas relevantes. A operadora é, por exemplo, a número um da América Latina e a sétima no mundo em equidade de gênero no Índice Bloomberg de Igualdade de Gênero 2023 (GEI, na sigla em inglês), que reúne 484 companhias globais comprometidas com políticas voltadas para mulheres. Também lidera no setor de telecomunicações mundial, pelo terceiro ano seguido, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 15 mil organizações a nível global com base em iniciativas de diversidade, inclusão, e desenvolvimento de carreiras. Está ainda listada no IDIVERSA B3, primeiro índice da bolsa brasileira que considera critérios de gênero e raça para selecionar as empresas da sua carteira.