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Animais não são cargas: Cachorro enviado para aeroporto errado pela GOL morre após ocorrência trágica

O pet saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e deveria ter sido encaminhado para Sinop (MT). Porém, foi embarcado em um voo para Fortaleza (CE).

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Reprodução/Instagram

Um terrível incidente ocorreu nesta segunda-feira (22), envolvendo um cachorro da raça Golden Retriever que acabou perdendo a vida após ser enviado para o aeroporto errado em um voo da GOL. O animal, chamado Joca e com apenas 4 anos de idade, deveria viajar de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) para Sinop, Mato Grosso, na companhia de seu tutor, João Fantazzini.

Entretanto, ao chegar em Mato Grosso, João foi surpreendido com a informação de que seu amado cachorro não estava no mesmo voo que ele e, ao invés disso, estava em Fortaleza. Desesperado, o tutor recebeu imagens e vídeos do cão no Ceará, mostrando funcionários da companhia aérea fornecendo água ao animal.

Diante da situação, João decidiu retornar para São Paulo a fim de buscar Joca, mas, infelizmente, ao chegar lá, encontrou seu querido amigo sem sinais vitais. A tragédia abalou profundamente não só a família de Joca, mas também todos os envolvidos nesse lamentável episódio.

A GOL se pronunciou oficialmente sobre o incidente, que gerou comoção e indignação nas redes sociais.

“A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. O cão deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo G3 1480 do dia 22/04/2024, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o seu animal de estimação.

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o cão e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo G3 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do animal sendo acomodado de volta na aeronave.  Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos, vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do cão.

A Companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time.

Suspensão e restrição de serviços

Para se dedicar totalmente a concluir o processo de investigação deste evento, a GOL suspendeu por 30 dias (a partir desta quarta-feira, 24/04 até 23/05) a venda do serviço de transporte de cães e gatos pela GOLLOG Animais e pelo produto Dog&Cat + Espaço, para viagens realizadas no porão da aeronave. O serviço Dog&Cat Cabine, para Clientes que levam seus pets na cabine do avião, não sofrerá nenhuma alteração.

Para os Clientes que contrataram o transporte do seu pet entre 24/04/24 a 23/05/24 por meio dos serviços que estão com restrição, poderão optar por  restituição total do valor, inclusive do valor da sua passagem (no caso de Dog&Cat + Espaço), ou por postergar a viagem, sem custo, para depois de 23/05/24 em voos até 31/12/2024.

Aqueles Clientes que se encontram no destino de sua viagem e possuem um dos serviços restritos contratados para a volta serão atendidos se assim desejarem.

As equipes de aeroportos da GOL estarão à disposição para dúvidas ou através da central de atendimento pelo 0800 704 0465.”

Este é mais um triste lembrete da importância da segurança e do cuidado no transporte de animais de estimação, ressaltando a responsabilidade das companhias aéreas em garantir o bem-estar e a integridade dos passageiros de quatro patas.

A GOL retirou do ar a sua página que tratava de informações de transportes de animais domésticos, incluindo o serviço Dog&Cat Cabine.

Reprodução/Site

Relembre

Em casos recentes envolvendo o transporte de animais em voos da GOL, situações trágicas chamaram a atenção para a importância da segurança e do cuidado no tratamento desses passageiros de quatro patas. Em 2022, o desaparecimento da cachorra Pandora durante uma conexão de voo realizado pela companhia gerou grande comoção. Felizmente, após 45 dias, Pandora foi encontrada, mas o incidente levantou questões sobre os protocolos de transporte de animais. No ano anterior, em 2021, um cachorro veio a óbito após um voo da LATAM entre Rio de Janeiro e São Paulo, deixando sua dona, a estudante Gabriela Duque Rasseli, profundamente abalada. Nas redes sociais, Gabriela relatou que o animal ficou quase duas horas no aeroporto após o desembarque, exposto ao calor, e quando finalmente foi entregue a ela, já estava em estado crítico.

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