Nesta sexta-feira (3), a prefeitura de Porto Alegre emitiu um comunicado de emergência, ordenando a evacuação do centro da capital do Rio Grande do Sul. A medida foi tomada após uma das comportas do Cais Mauá romper, causando sérios alagamentos na região. Foi confirmado o rompimento da comporta de número 14, na avenida João Moreira Maciel com a avenida Sertório. O Departamento Municipal de Água e Esgotos alertou que os alagamentos são esperados até a avenida Farrapos, aumentando a preocupação com a segurança dos moradores e comerciantes locais. Diante da situação, autoridades municipais, em conjunto com o sindicato de lojas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, decidiram pelo fechamento do comércio não apenas no Centro Histórico, mas também no 4º Distrito da cidade. A prefeitura reforça que os moradores sigam as orientações das autoridades e procurem abrigo em locais seguros, evitando áreas sujeitas a alagamentos.
Como ajudar a população do Rio Grande do Sul:
O Governador Eduardo Leite anunciou a abertura de um canal direto em parceria com o Banrisul para aqueles que desejam contribuir com doações para ajudar a população afetada pelo colapso das chuvas no Rio Grande do Sul.
“SOBRE AS DOAÇÕES: Estamos reativando a chave PIX para receber doações. A chave PIX é vinculada ao CNPJ: 92.958.800/0001-38. Esta é uma conta SEGURA para doações, administrada pelo Estado e supervisionada por entidades competentes.”