Início Notícias Ícone do Rádio: Washington Rodrigues, o Apolinho, morre aos 87 anos no...

Ícone do Rádio: Washington Rodrigues, o Apolinho, morre aos 87 anos no Rio de Janeiro

Ele deixa um legado imenso no jornalismo esportivo e na memória afetiva de milhares de fãs.

0
Reprodução

Na noite desta quarta-feira (15), o mundo do jornalismo esportivo perdeu um de seus ícones, Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho. Aos 87 anos, ele faleceu no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde estava internado em tratamento contra o câncer.

Um ícone do jornalismo esportivo
Washington Rodrigues nasceu em 1º de setembro de 1936, no Rio de Janeiro. Sua carreira notável no jornalismo esportivo incluiu passagens pelas rádios Globo, Nacional e Guanabara, além de sua longa trajetória na Super Rádio Tupi. Na Tupi, ele era o carismático apresentador do tradicional programa “Show do Apolinho”, conhecido por sua combinação de informação e bom humor. Além disso, Apolinho assinava a coluna ‘Palinha do Apolinho’ no Giro Esportivo e comandava o quadro ‘Geraldinos & Arquibaldos’.

A inusitada carreira como técnico do Flamengo
Em uma das histórias mais inusitadas do futebol brasileiro, Apolinho assumiu o cargo de técnico do Flamengo em 1995 a convite do então presidente Kléber Leite. Sua missão era unir o elenco, que contava com estrelas como Romário, Edmundo e Sávio. Sem formação em Educação Física ou como treinador, ele foi auxiliado por Artur Bernardes e Paulo César Gusmão.

Durante sua breve passagem como técnico, Apolinho comandou o Flamengo em 26 jogos, conquistando 11 vitórias, oito empates e sofrendo sete derrotas. O time terminou o Campeonato Brasileiro daquele ano em 21º lugar entre 24 times e foi vice-campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores, perdendo o título para o Independiente da Argentina.

O elenco do Flamengo sob o comando de Apolinho incluía jogadores como Paulo César Borges, Fabiano, Cláudio, Ronaldão, Lira, Márcio Costa, Marquinhos, Djair, Nélio, Romário, Edmundo, Sávio, Aloísio Chulapa, Uéslei e Rodrigo Mendes.

Washington Rodrigues deixa um legado imenso no jornalismo esportivo e na memória afetiva de milhares de fãs. Seu trabalho será lembrado por sua paixão, dedicação e contribuição significativa ao esporte brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui