A dualidade de ser mãe e empreendedora é uma realidade vivida por muitas brasileiras. Segundo uma recente pesquisa do Itaú Unibanco, o equilíbrio entre maternidade e empreendedorismo é um desafio enfrentado por quase todas as mulheres donas do próprio negócio. Este estudo revela que o sentimento de culpa por não estar totalmente presente na vida dos filhos ou no empreendimento é uma constante preocupação.
O desafio de ser mãe e empreendedora no Brasil
Atualmente, o Brasil conta com mais de 28 milhões de empreendedores, dos quais aproximadamente 9,6 milhões são mulheres, conforme dados do Sebrae. A jornada da maternidade é desafiadora por si só, e quando combinada com o empreendedorismo, a complexidade aumenta. O levantamento indica que 49% dessas mulheres também são chefes de suas casas, destacando a carga adicional que elas carregam.
Pesquisa Itaú Unibanco: Realidades e Desafios
No Itaú, 66% da carteira de clientes de microcrédito é composta por mulheres. Reconhecendo a importância dessas empreendedoras, o banco realizou uma pesquisa direcionada a essas clientes e também às especialistas de microcrédito, que, além de oferecerem o produto, gerenciam suas carteiras de clientes.
Os resultados da pesquisa são reveladores:
97% das mulheres afirmaram que equilibrar as demandas do negócio e responsabilidades familiares é uma das principais preocupações.
91% relataram um sentimento de culpa por não conseguir dedicar tempo suficiente aos filhos ou ao negócio.
95% acreditam que empreender oferece flexibilidade para lidar com os desafios da maternidade.
93,5% afirmaram que o acesso ao microcrédito impactou positivamente seu sonho de empreender ou expandir seu negócio.
Apoio e Impacto do Microcrédito
A rede de apoio é crucial para essas empreendedoras:
42,2% contam com o apoio do parceiro(a).
43,8% recebem suporte de familiares.
4,7% são apoiadas por amigos.
9,3% não têm nenhuma forma de apoio.
O acesso ao microcrédito orientado é destacado como um fator significativo para o alívio do estresse financeiro e para o apoio ao empreendedorismo das mães. Cerca de 91,3% das entrevistadas concordam que esse tipo de crédito aliviou a pressão financeira.
Gustavo Andres, diretor de crédito do Itaú Unibanco, comenta: “Para muitas mulheres, o empreendedorismo representa uma oportunidade de alcançar maior independência financeira, que permite tomar as rédeas não só de um empreendimento próprio em que têm liberdade para gerir seu tempo, mas também ter controle da sua jornada pessoal. Nesse contexto, o Microcrédito do Itaú apoia as mães empreendedoras, oferecendo praticidade e segurança.”
Uma cliente de microcrédito do Itaú compartilha: “Sou mãe de dois filhos e confesso que minha história sempre foi para oferecer o melhor em educação, saúde e base familiar para eles. Comecei a trabalhar aos 15 anos e hoje, com 43, me sinto orgulhosa por ter conquistado um lindo caminho com muita força, coragem, perseverança e fé.”
Resultados Completos da Pesquisa
Rede de apoio ao empreender:
42,2% recebem apoio do parceiro(a).
43,8% recebem apoio de familiares.
4,7% recebem apoio de amigos.
9,3% não recebem apoio.
Maternidade e empreendedorismo:
93,5% afirmam que a maternidade influenciou sua decisão de iniciar ou expandir seu negócio.
95,7% concordam que empreender oferece flexibilidade suficiente para lidar com os desafios da maternidade.
87% acham desafiador equilibrar a maternidade e a administração do negócio.
“Conciliar as atividades do lar, as tarefas escolares das crianças e a condução dos projetos de terrários e mini jardins do Jardim em Miniatura é um desafio. Inicio o dia com uma programação das tarefas e conto com o apoio do meu marido para conduzir os trabalhos. É um processo em família”, afirma Kheylla Brandão.
Acesso ao crédito orientado:
93,5% afirmam que o acesso ao microcrédito impactou positivamente seu sonho de empreender e/ou sua capacidade de expandir seu negócio.
91,3% concordam que o microcrédito aliviou o estresse financeiro associado à maternidade e ao empreendedorismo.
As maiores preocupações:
97,8% – Equilíbrio entre as demandas do negócio e responsabilidades familiares.
91,3% – Sentimento de culpa por não passar tempo suficiente com filhos ou não dedicar energia suficiente ao negócio.
78,3% – Falta de tempo para si mesma, negligenciando o próprio bem-estar e autocuidado.
60,9% – Desafios para equilibrar as necessidades financeiras do negócio com as da família.
50% – Falta de apoio emocional e/ou com os cuidados da casa.