Início Notícias MPRS: Exército assume distribuição de doações em Eldorado do Sul/RS após investigação...

MPRS: Exército assume distribuição de doações em Eldorado do Sul/RS após investigação de desvios

A investigação do GAECO apura o fato de que os suprimentos, que seriam para vítimas da enchente na região, foram entregues indevidamente em uma entidade.

0
Divulgação: GAECO/MPRS

Em resposta às recentes investigações sobre desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes em Eldorado do Sul, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) mediou uma reunião que resultou na decisão de que o Exército Brasileiro assumirá a entrega de donativos. A medida foi tomada após a operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que identificou desvios por parte de três membros da Defesa Civil municipal.

Realizada no Centro Administrativo de Eldorado do Sul, a reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura, do Exército e do MPRS. Durante o encontro, foi explicado que os três investigados foram afastados de suas funções, necessitando a intervenção urgente das Forças Armadas para assegurar a distribuição eficiente e justa das doações.

Os promotores de Justiça André Dal Molin, Maristela Schneider, Rafael Riccardi e Plínio Castanho Dutra informaram que a decisão foi coordenada com o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. O principal objetivo é garantir que os moradores de Eldorado do Sul não fiquem sem os suprimentos básicos durante o período de investigação.

Além de delegar a responsabilidade ao Exército, foi decidido que a Prefeitura deve apresentar um plano de trabalho detalhado para a utilização dos recursos públicos destinados à assistência das vítimas e à reconstrução da cidade. O prefeito Ernani Gonçalves e outros membros da administração municipal participaram da reunião, juntamente com o capitão de Mar e Guerra, Dirlei Donizette Côdo, e representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC).

A operação do GAECO foi motivada por denúncias de que as doações eram desviadas para beneficiar futuros eleitores dos investigados, dois dos quais são pré-candidatos nas próximas eleições municipais. Eldorado do Sul foi uma das cidades mais afetadas pelas enchentes causadas pela elevação das águas do Lago Guaíba e do Rio Jacuí, impactando todos os moradores.

Divulgação

A investigação está em andamento, com a execução de nove mandados de busca e apreensão na Prefeitura, em depósitos e nas residências dos três membros da Defesa Civil sob suspeita. O MPRS continua a buscar justiça e transparência na gestão das doações e recursos públicos destinados às vítimas da enchente.

Esta intervenção do Exército Brasileiro e a continuidade das investigações pelo MPRS são passos cruciais para restaurar a confiança da população e garantir que as doações cheguem a quem realmente precisa. A coordenação entre diferentes níveis de governo e forças de segurança demonstra um compromisso conjunto com a integridade e a assistência eficaz às vítimas das enchentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui