O Grupo Boticário anunciou a publicação de seu 12º Relatório ESG, destacando a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro com objetivos mais transparentes e indicadores aprimorados para acompanhamento. Sob o mote “juntos construímos uma beleza de futuro”, a atualização das metas reforça a jornada coletiva e sustentável da companhia, integrando a estratégia ESG em seu ecossistema de negócios.
A novidade está alinhada ao compromisso da empresa de atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja em sintonia com os desafios globais e o crescimento dinâmico do Grupo. Dessa forma, a empresa implementa soluções mais assertivas e de impacto positivo nas frentes ambiental, social e de governança. A inovação é um pilar fundamental no Grupo, impactando diretamente as soluções para os consumidores, que estão no centro das decisões da empresa.
O pioneirismo na criação da Fundação Grupo Boticário, na década de 1990, antes mesmo da Rio Eco-92, reforça a jornada consistente da empresa. Com 1,6 mil projetos e iniciativas apoiados em todo o país, a Fundação é responsável pela conservação direta de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado e pela descoberta de 178 espécies de animais e plantas.
Os compromissos assumidos pelo Grupo Boticário desde 2021 estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, seguindo o horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Biodiversidade, Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Social e Fornecimento Sustentável. Esses compromissos se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.
Embasada pelas melhores práticas em ESG, a atualização é resultado de um processo democrático e multidisciplinar, envolvendo especialistas e mais de 60 membros da alta liderança da empresa.
O Relatório ESG 2023 traz novidades, mantendo o padrão GRI (Global Reporting Initiative) e incluindo o framework TCFD (Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima) e indicadores socioambientais do SASB (Sustainable Accounting Standards Board). Com foco na economia circular de resíduos, todos os novos produtos cosméticos do Grupo possuem pelo menos um atributo de sustentabilidade.
A empresa possui o maior programa de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de coleta. Em 2023, mais de um terço dos resíduos gerados pelas embalagens foram reciclados, com a meta de chegar a 45% em 2030. O Grupo também visa reduzir o consumo de água por tonelada de produto final em 25% e utilizar 90% da água de reuso nas operações fabris até 2030.
O Grupo Boticário atua em cinco dimensões de diversidade: gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Em três anos, a empresa alcançou 56% de mulheres em cargos de liderança. Em termos de produtos, 23% já possuem atributos de diversidade, com a meta de chegar a 60%.