A Pague Menos celebra um marco histórico ao conquistar seu primeiro Leão de Ouro na 71ª edição do Cannes Lions, o festival mais prestigiado da publicidade mundial. A conquista foi alcançada com a campanha “NO AD”, uma iniciativa pioneira que remove anúncios antes de vídeos de primeiros socorros em plataformas digitais, priorizando a informação crucial para salvar vidas.
Desenvolvida em parceria com a agência Lew’Lara\TBWA, a campanha “NO AD” recebeu dois Leões: um de Ouro e um de Prata na categoria de Mídia, com foco em Healthcare e iniciativas criativas baseadas em dados de público. A iniciativa inovadora da Pague Menos demonstra o compromisso da empresa com a saúde e o bem-estar da população, utilizando o poder da comunicação para gerar um impacto positivo na sociedade.
Lançada em julho de 2023, a “NO AD” foi baseada em um estudo aprofundado que mapeou situações de emergência que demandam ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de Heimlich, identificação de AVC, respiração boca a boca, estancamento de sangramentos, entre outras.
Com base nesses dados, a Pague Menos propôs aos criadores de conteúdo que desmonetizassem seus vídeos relacionados a esses tópicos, assumindo a responsabilidade de remunerá-los com um valor fixo, substituindo assim o potencial lucro proveniente de anúncios.
A campanha “NO AD” alcançou resultados expressivos, com 5 milhões de impressões e um aumento de 31% nas interações positivas com a marca Pague Menos. Mais do que números, a iniciativa gerou um impacto social significativo, servindo como catalisador para uma verdadeira transformação na forma como esse tipo de conteúdo é promovido.
A “NO AD” também se consolidou como um movimento para incentivar outras empresas, marcas, plataformas e criadores de conteúdo a se unirem à causa, evitando a veiculação de anúncios em formatos que antecedem vídeos de primeiros socorros ou orientações que podem salvar vidas.
O sucesso da campanha foi reconhecido não apenas pelo júri do Cannes Lions, mas também por diversas instituições e pelo público em geral. A Pague Menos fechou parcerias com canais como Descomplica Enfermagem, Medical TV e o canal do Professor Emerson Marques, resultando em diversos vídeos desmonetizados.
Em dezembro de 2023, o próprio YouTube iniciou discussões sobre a possibilidade de desmonetizar esse tipo de conteúdo, além de passar a destacar vídeos com instruções para casos de emergência.