Início Notícias Nubank enfrenta instabilidade e clientes têm cartões virtuais criados e excluídos sem...

Nubank enfrenta instabilidade e clientes têm cartões virtuais criados e excluídos sem autorização

Falha no sistema gera insegurança e prejuízos para os usuários; entenda o que aconteceu e como verificar se você foi afetado

0

Na última segunda-feira (15), diversos clientes do Nubank foram surpreendidos com alterações não autorizadas em seus cartões virtuais. Pelo atendimento, a fintech confirmou que houve uma instabilidade em seu sistema que resultou na criação e exclusão de cartões virtuais sem a devida autorização dos usuários.

De acordo com relatos de clientes e informações do próprio Nubank, a instabilidade causou a geração automática de novos cartões virtuais e, em alguns casos, a exclusão de cartões já existentes. Para piorar a situação, um e-mail automático e incorreto com o título “Recrie seus cartões virtuais para receber cashback” foi enviado aos clientes, informando sobre a criação de um novo cartão virtual Ultravioleta e incentivando o seu uso.

Reprodução/Cliente

Quais os riscos?
A criação de um cartão virtual sem autorização pode gerar diversos problemas para o usuário, como:  Aumento do risco de fraudes pois um novo cartão virtual representa um ponto de acesso adicional às suas informações financeiras, aumentando as chances de fraudes. Já a exclusão de um cartão virtual pode causar prejuízos para os clientes que utilizavam esse cartão para pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços e contas de consumo. Nesses casos, pode ser necessário realizar o cadastro de um novo cartão em todos os serviços, o que pode gerar transtornos e atrasos nos pagamentos.

Como verificar se você foi afetado?
Para verificar se você foi afetado pela instabilidade, basta acessar o aplicativo do Nubank e verificar a lista de seus cartões virtuais. Se houver algum cartão que você não tenha criado, entre em contato imediatamente com o atendimento do Nubank para solicitar o cancelamento.

A importância da segurança digital
É fundamental que os usuários estejam atentos à segurança de seus dados pessoais e financeiros. Ao utilizar serviços online, como bancos digitais, é importante adotar medidas de segurança como:

Utilizar senhas fortes e únicas: Evite utilizar a mesma senha para diferentes serviços e crie senhas complexas, com combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
Habilitar a autenticação de dois fatores: Essa ferramenta extra de segurança adiciona uma camada extra de proteção à sua conta.
Desconfiar de e-mails e mensagens suspeitas: Nunca clique em links ou baixe arquivos de e-mails ou mensagens suspeitas.
Manter seus aplicativos e dispositivos atualizados: Atualizações de software geralmente incluem correções de segurança.
Ativar as notificações: A maioria das plataformas de pagamento e bancos digitais oferece a opção de receber notificações em tempo real sobre suas compras. Essa funcionalidade é essencial para manter o controle sobre suas finanças e identificar qualquer atividade suspeita.

Entramos em contato com a equipe de comunicação do Nubank para buscar esclarecimentos. Até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno. Mantemos o espaço aberto para registrar um comunicado oficial do banco digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui