O apagão cibernético global, causado por uma falha em um software de segurança, atingiu diversos setores, incluindo o financeiro. Grandes corretoras e empresas de tecnologias de informação para o mercado financeiro como Clear, Toro e Nelogica confirmaram instabilidades em seus sistemas e estão trabalhando para restabelecer os serviços o mais rápido possível.
Em comunicado, a Nelogica informou que seus serviços foram impactados pela falha global e que seus times técnicos estão trabalhando para solucionar o problema. A Clear Corretora também confirmou as interrupções e garantiu que está trabalhando para reestabelecer a plataforma de investimentos. A Toro, por sua vez, informou que seus clientes podem ter dificuldades para acessar suas contas, mas garantiu a segurança dos investimentos.
Nelogica:
“Em função de uma falha global de tecnologia, originada por uma empresa que fornece serviços de segurança cibernética para o Windows e outros sistemas operacionais, nossos serviços foram impactados e estão sendo restabelecidos pelos nossos times técnicos através de uma manutenção emergencial desde o início da madrugada. Qualquer desconexão e dificuldade de acesso, assim como a ausência de informações, podem ser sintomas desta falha global que está impactando empresas de TI, aeroportos e muitas outras, conforme notícias em canais públicos.”
Clear Corretora:
“Em razão de intermitências causadas por um incidente tecnológico global com fornecedores externos, nossa plataforma de investimento e algumas outras funcionalidades estão temporariamente indisponíveis e podem apresentar instabilidades ao longo do dia de hoje. Estamos trabalhando para restabelecer os serviços e o atualizaremos tão logo tenhamos novidades.”
Toro:
“Devido a uma instabilidade técnica de caráter global, que afetou grandes empresas no Brasil e no exterior, é possível que você não consiga acessar sua conta Toro pelo computador ou aplicativo no momento. Não se preocupe. Seus investimentos continuam seguros. Nosso time está 100% focado em restabelecer todos os sistemas o mais breve possível para que você continue investindo da melhor maneira.”
O apagão cibernético continua causando grande transtorno para os investidores, que enfrentaram dificuldades para acessar suas contas e realizar operações. As corretoras, por sua vez, tiveram que lidar com a instabilidade dos seus sistemas e garantir a segurança dos dados dos clientes.
A causa do apagão cibernético foi uma falha em um software de segurança, CrowdStrike, utilizado por diversas empresas ao redor do mundo. A falha afetou sistemas operacionais como o Windows e causou instabilidades em diversas plataformas e serviços.