O apagão cibernético global, que causou instabilidade em diversos sistemas e serviços em todo o mundo, também atingiu o setor aéreo. Grandes companhias aéreas como Latam e Azul, assim como a gestora de aeroportos espanhóis Aena, emitiram comunicados informando sobre possíveis atrasos em voos e orientando os passageiros.
A Latam informou que, apesar de não registrar atrasos ou cancelamentos até o momento, recomenda que os passageiros verifiquem o status dos voos em seu site. A empresa também ressaltou que a operação pode ser afetada devido à queda mundial de sistemas relacionados à Microsoft.
A Azul, por sua vez, admitiu que o sistema de reservas está funcionando de forma intermitente e que pode haver atrasos pontuais em alguns voos. A companhia aérea orienta os passageiros a chegarem mais cedo aos aeroportos.
A Aena, gestora de aeroportos espanhóis e brasileiros, informou que todos os aeroportos da rede estão operacionais, mas que alguns processos estão funcionando mais lentamente do que o habitual, causando alguns atrasos. A empresa ressaltou que sistemas de contingência foram ativados para minimizar os impactos do incidente.
Mentirosos. Y sino mira la cola en Vueling Ibiza pic.twitter.com/RL4e0Mx9gI
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🇬🇧 | Caos no aeroporto de Stansted, em Londres, devido a problemas nos sistemas informatizados de check-in. pic.twitter.com/lRHiOCKrd3
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O apagão cibernético vem causando grande transtorno para os passageiros, que enfrentaram atrasos e incertezas em relação aos seus voos. As companhias aéreas e a gestora de aeroportos orientam os passageiros a verificarem o status dos voos com antecedência e a chegarem mais cedo aos aeroportos.