A Hurb, conhecida por oferecer pacotes turísticos com datas distantes e preços atraentes, está enfrentando um período turbulento. Em resposta, a empresa lançou uma landing page especial intitulada “Confiança à Bordo”, onde o CEO da Hurb aborda os desafios atuais da marca.
Crise e respostas do CEO
Desde 2020, aproximadamente 80% dos passageiros conseguiram viajar utilizando pacotes da Hurb. Contudo, a pandemia gerou uma crise significativa, com negociações ainda em andamento com fornecedores. Em um comunicado, o CEO destacou que a empresa possui uma equipe de 600 pessoas dedicada a atender as demandas dos clientes.
“Estamos aguardando a finalização das negociações com órgãos reguladores para ressarcir os consumidores da maneira mais eficiente e justa possível,” afirmou João Ricardo, CEO do Hurb.
Problemas e Reações
A fama da Hurb cresceu com a venda de pacotes turísticos para datas muito distantes, mas em 2023, surgiram inúmeras reclamações devido à recusa dos estabelecimentos em aceitar reservas feitas através da empresa. Na landing page, a Hurb também apresenta uma matéria do jornalista Ancelmo Gois, do Jornal O Globo, que menciona a suspensão de uma liminar pelo TJ/RJ. Em junho, o TJ/RJ suspendeu a liminar que obrigava a Hurb a reembolsar clientes dentro de 24 horas por pacotes de viagem não realizados, com mediação ordenada pelo juiz da 4ª vara empresarial da capital, Paulo Assed Estefan.
FAQ e Novos Pacotes
No rodapé da página, a Hurb disponibiliza uma FAQ para esclarecer dúvidas e destaca o “pacote mês fixo”. Neste pacote, os clientes escolhem um destino e um mês para viajar, mas as datas exatas são definidas pela Hurb. A compra inclui voo e hospedagem, oferecendo economia para aqueles com flexibilidade de datas.
Reputação e Reclamações
No ReclameAqui, a Hurb tem uma reputação de 2.4/10 nos últimos 12 meses, enfrentando problemas como atraso no reembolso, pacotes adquiridos não cumpridos, prazos não respeitados, e propaganda enganosa. No site consumidor.gov.br, a Hurb possui 82.537 registros, com 48% dos casos resolvidos, uma satisfação de atendimento de 1,5/5, um prazo médio de resposta de 3,9 dias, e 99,2% dos casos respondidos (dados de 05/08/2024). No JusBrasil, a Hurb Technologies S.A. está mencionada em mais de 100 mil processos.
DivulgaçãoNas redes sociais, a Hurb desativou os comentários, impedindo que os clientes expressem qualquer tipo de opinião ou reclamação nesses espaços digitais.
Polêmicas Recentes
Em abril de 2024, a Senacon notificou a Hurb por continuar vendendo pacotes flexíveis, apesar de proibições anteriores. Outra controvérsia envolveu o CEO João Ricardo, que foi acusado de usar o WhatsApp para xingar, ameaçar e divulgar dados de uma cliente em um grupo criado para resolver problemas.
Uma cliente do Rio de Janeiro expressou sua indignação com o atendimento da Hurb, destacando promessas não cumpridas e falta de comunicação efetiva.
“Adquirimos um pacote para o Egito em 07/11/2021, programado para ser utilizado entre 01/03/2023 e 30/06/2024. Preenchemos o formulário com três datas, todas dentro das regras da empresa. No entanto, a Hurb nunca se dignou a entrar em contato. Durante o processo, criaram novos parâmetros para se defender e respaldar, mas já são bem conhecidos pela sociedade, mídias e justiça,” relatou a cliente pelo ReclameAqui.
Após uma resposta da Hurb na plataforma de proteção ao consumidor, a cliente reafirmou sua insatisfação: “Boa tarde. Invariavelmente, as respostas dadas pela Hurb passam a impressão de que os problemas serão prontamente solucionados, o que não é verdade. A empresa deveria ter vergonha de descumprir o acordado com os clientes, pois receberam integralmente o pagamento que eu e meu cônjuge fizemos. Qual será a próxima faceta?”
Esta reclamação é um exemplo das muitas que a Hurb enfrenta, refletindo a crescente insatisfação dos clientes com o serviço prestado.