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Volkswagen mergulha no Rock in Rio 2024 com diversas ativações de marketing

Na Rota 85, área temática que tem a Volkswagen como co-patrocinadora, os VW Lovers poderão registrar na pele sua memória afetiva com a marca em tatuagens no “Design Tattoo Studio”.

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Patrocinadora oficial do Rock in Rio pela 5ª vez, a Volkswagen do Brasil terá estandes no Palco Mundo e Palco Favela e diversas ativações em áreas estratégicas do maior festival de música e entretenimento do planeta.

Patrocinadora oficial do Rock in Rio 2024, a Volkswagen do Brasil leva ativações imperdíveis e iniciativas ESG, com foco ambiental e social, ao maior festival de música e entretenimento do mundo, que terá início amanhã (13 de setembro), na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro (RJ). A Volkswagen também é co-patrocinadora da área temática Rota 85 e conta com o automóvel oficial do evento: o Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País que celebra os 40 anos do festival e os 13 anos da parceria com a VW. Montadora oficial do Rock in Rio pela 5ª vez, a Volkswagen também patrocinou o festival nas edições de 2011, 2013, 2015 e 2022.

“O território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que já tem seu nome gravado na rota dos grandes festivais. Com certeza, o Rock in Rio 2024 ficará na história da Volkswagen: essa é a 5ª vez que patrocinamos o festival, em uma parceria que completa 13 anos. Nessa 40ª edição do evento, lançamos o Polo Rock in Rio, apresentaremos o Golf GTI (MK 8,5) pela 1ª vez no Brasil e teremos ativações imperdíveis. O público poderá estrelar uma campanha publicitária fictícia da Volkswagen, tatuar sua história com a marca, compor a própria música e comparar sua força à da Nova Amarok. As experiências acompanham brindes e reforçam a paixão dos brasileiros pela VW, uma marca cada vez mais humana, diversa, conectada e próxima das pessoas”, diz o vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil, Roger Corassa.

A Volkswagen do Brasil marcará presença no Rock in Rio 2024 com estandes no Palco Mundo (foto acima) e no Palco Favela e diversas ativações em pontos estratégicos da Cidade do Rock.

No estande do Palco Mundo, VW mostra SUV inédito: um novo ícone pop está nascendo!

Vem aí o mais novo ícone pop da marca, que será apresentado pela primeira vez no Rock in Rio. Trata-se de um produto completamente inovador, moderno, conectado e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no Brasil. O SUVW, confirmado para o mercado brasileiro em 2025, que é 100% desenvolvido e produzido no Brasil, será mais um modelo anunciado da ofensiva de 16 produtos até 2028, sendo parte dos investimentos de R$ 16 bilhões que a Volkswagen está fazendo no Brasil nesse mesmo período, e chegará para reforçar ainda mais a Família SUVW, formada pelo Novo T‑Cross (o SUV mais vendido do Brasil), Nivus, Taos e Tiguan. Com sua Família SUVW, aliás, a Volkswagen é líder de vendas no segmento de SUVs, o mais representativo do mercado nacional.

O público poderá ver de perto o teaser do SUVW inédito na entrada do estande da Volkswagen no Palco Mundo. A intenção é dar um spoiler, exibindo seus primeiros detalhes. Além de uma camuflagem especial, o modelo está envolvido por uma redoma de LED glass, tecnologia que combina transparência e luminosidade com efeitos holográficos. Neste primeiro momento, o público conhecerá a assinatura dos faróis, lanternas e a silhueta lateral do SUV. A ideia é revelar o carro, pouco a pouco, até seu lançamento.

Ainda no estande, em uma ativação criativa, o público tentará adivinhar, em uma tela touch, um nome para batizar o novo SUVW com até cinco letras. E o mais importante e também divertido: só valem sugestões improváveis.

Seja uma “Estrela da Volks” no estande da marca no Palco Mundo

Os VW Lovers brilharão muito no estande da Volkswagen do Brasil no Palco Mundo. Na ativação inédita Estrela da Volks, os fãs da marca vão sentir o gostinho de atuar em uma campanha publicitária fictícia de lançamento do Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País e o carro oficial do evento. Veja que incrível: a área da ativação terá cenografia de estúdio, onde os participantes serão recebidos por um produtor e um cinegrafista. Aí, é só seguir as orientações do diretor de cena e caprichar na atitude durante a gravação, que será transformada em um comercial de 15 segundos. Em minutinhos, o vídeo já estará pronto e poderá ser compartilhado sem moderação nas redes sociais. É possível participar sozinho ou em até três pessoas.

Na Rota 85, a VW grava a emoção do Rock in Rio na pele e apresenta o Golf GTI, inédito no Brasil

Todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen. Seja a bordo dos icônicos Fusca, Kombi, Gol ou do portfólio atual da marca. Na ativação da Volkswagen na área temática Rota 85, espaço que tem a marca como co-patrocinadora, as memórias afetivas vividas ao lado de um Volks podem ser registradas na pele em tatuagens temporárias ou permanentes no Design Tattoo Studio.

Para marcar a paixão na pele, é só escolher um dos modelos de Flash Tattoo (tatuagens pequenas) da cartela, que inclui desenhos alusivos ou não à Volkswagen, e aguardar a vez com o nosso tatuador para desfilar seu estilo Volks por aí. É importante ficar de olho para não perder o agendamento e chegar com 15 minutos de antecedência.

A ativação da marca na Rota 85 também faz uma homenagem ao Design Volkswagen em uma exposição unindo modelos que marcaram época e que continuam revolucionando o setor automotivo e registrando a história da Volkswagen como uma Love Brand.

Ao lado da ativação, os VW Lovers viverão esse momento de inovação e nostalgia ao vivo: estarão por lá o Golf GTI (MK 8,5), em sua primeira aparição pública no Brasil, fazendo par com um Golf Geração 1 de colecionador; além do ID.Buzz (Kombi elétrica) e da Kombi clássica camuflada que brilhou na ativação de lançamento do Instagram da Garagem VW. Siga você também: @garagem.volkswagen

Crie sua música com o Novo T‑Cross no Palco Favela

A bordo do Novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil, tudo soa como música para os ouvidos dos VW Lovers. No estande da Volkswagen no Palco Favela, a ativação Novo T‑Cross Revolucione o seu caminho convida o público a criar sua própria música dançando sobre o teclado do piso sensível ao toque que ativa as notas musicais, compondo de um jeito muito divertido. A ideia é se jogar, dançar e compor à vontade. O cenário é inspirado nos pôsteres lambe-lambe, unindo história e inovação.

Compare sua força com a da Nova Amarok no Palco Supernova

A Nova Amarok convida os participantes do Rock in Rio a colocarem para fora toda sua força e potência. No espaço Nova Amarok Power, no Palco Supernova, o público vai usar um martelo para bater no medidor com força máxima e ver o quão perto chega da Nova Amarok V6. Tem coragem de encarar o motor 3.0 V6 de 258 cv, com função overboost até 272 cv? É ele que garante à Nova Amarok o título de picape mais potente do segmento.

Participe das ativações e ganhe uma shoulder bag Volkswagen

Nada melhor do que uma shoulder bag (bolsa de ombro) para levar suas “coisinhas” com conforto para curtir o line-up do Rock in Rio. Esse é o brinde para todas as pessoas que participarem das ativações da Volkswagen do Brasil no festival.

Campanha VW com Inteligência Artificial nas redes sociais

Os perfis da Volkswagen nas redes sociais são palco de uma campanha para que os VW Lovers liberem a criatividade e façam suas adivinhações de nomes para o SUVW inédito da marca que tem seu teaser exposto no estande do Palco Mundo.

Participar é fácil: basta acompanhar as postagens e incluir comentário com a sugestão de um nome improvável (essa é a brincadeira), com até cinco letras, para o novo SUVW. Com ajuda de IA (Inteligência Artificial), a Volkswagen vai transformar alguns nomes sugeridos em animações e marcar o autor. É uma interação divertida para curtir e compartilhar, onde você estiver.

Volkswagen leva ações ESG ao Rock in Rio 2024

A Volkswagen do Brasil leva ações ESG, com foco ambiental e social, ao Rock in Rio 2024. Todos os convidados da marca ganharão uma shoulder bag exclusiva feita por costureiras apoiadas pelo projeto “Costurando o Futuro”, da Fundação Grupo Volkswagen. Além do uso da matéria-prima de tecidos de bancos de carro, valorizando o upcycling, a produção dos itens gerou renda para mais de dez pequenos empreendedores.

O “Costurando o Futuro” capacita profissionais das comunidades em costura, design e empreendedorismo. As costureiras formadas transformam tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta, ao reutilizar materiais, e gerando renda para as participantes. Em seus 15 anos de história, o projeto já reaproveitou mais de 100 toneladas de resíduos têxteis.

Parte dos materiais utilizados nos estandes da Volkswagen no Rock in Rio 2024 foi reaproveitada de eventos anteriores e após o festival, toda a lona utilizada nos espaços da marca será doada ao projeto “Costurando o Futuro”.

Todos os materiais de serviço (copos, talheres, pratos) utilizados nos estandes são biodegradáveis e encaminhados para destinação ambientalmente adequada após o festival.

A Volkswagen do Brasil também está calculando sua pegada de carbono no Rock in Rio para subsidiar a organização do evento com essa informação para fins de compensação e definição de medidas de redução.

Volkswagen é selecionada para o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio

A Volkswagen do Brasil acaba de receber o selo de patrocinador “Selecionado” para o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio. O selo revela que a marca está entre os cinco finalistas da categoria patrocinador que concorrem ao prêmio.

O Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável destaca as empresas alinhadas na missão Por um Mundo Melhor, que caminham junto com essa importante iniciativa e ajudam no trabalho do festival em prol da sustentabilidade.

Fundação Grupo Volkswagen apoia o projeto social Favela 3D

A Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), com transformações físicas e sociais na favela mais antiga do País. O projeto é um marco nas comemorações dos 45 anos da Fundação Grupo Volkswagen, comemorado em 2024, que abraçou a mobilidade social como sua causa de atuação, com foco na redução das desigualdades, inclusão produtiva e desenvolvimento comunitário. Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas.

Desde 1985, o Rock in Rio se destaca como muito mais do que o maior festival de música e entretenimento do mundo. Ao longo de seus 40 anos, o Rock in Rio se tornou um poderoso agente de transformação social e ambiental, consolidado pelo seu pilar Por Um Mundo Melhor, lançado em 2001. Para a edição especial em que celebra os seus 40 anos, essa missão se intensifica com grandes projetos de impacto positivo. O projeto Favela 3D é um deles e já apresenta as primeiras intervenções.

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 – festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora oficial -, chega ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco, Sessenta e Ladeira do Faria, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de 250 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.

As obras em duas importantes áreas, na Praça do Buraco e na Praça Sessenta, começaram em julho deste ano. Com a previsão de serem concluídas neste mês de setembro, as melhorias vão revitalizar e transformar esses espaços em pontos de entretenimento e lazer para reunião e encontro de moradores com brinquedos para as crianças, paisagismo, instalações artísticas, bancos, iluminação em led, remanejo e organização do lixo com descarte consciente e coleta seletiva, pintura de fachadas, melhora dos pisos e calçadas, entre outros elementos.

Após o diagnóstico realizado com os moradores da região para identificação do cenário atual e priorização de melhorias urgentes, o Dignômetro – painel de acompanhamento dos avanços de indicadores de dignidade – aponta que 75% de crianças e jovens estão matriculados, 22% de pessoas qualificadas e 59% empregadas no mercado de trabalho, além de 85% de pessoas alfabetizadas. A meta é atingir 100% em todos os indicadores levantados.

Os próximos passos incluem urbanismo social, empoderamento feminino, geração de renda, acesso à saúde, educação e cultura de paz, sempre em diálogo com os moradores locais. O apoio e compromisso das marcas são fundamentais para o sucesso das iniciativas e para a concretização do propósito de transformar o mundo. Parceiras no Favela 3D desde o The Town, a Fundação Grupo Volkswagen e a Gerdau demonstram que a colaboração entre diferentes setores pode gerar mudanças significativas e duradouras.

“Os avanços promovidos pelo projeto Favela 3D no Morro da Providência nos inspiram. Com essa parceria, transformamos áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, em linha com o propósito da Fundação Grupo Volkswagen: Juntos pela Mobilidade Social. O impacto dessas intervenções reforça nosso compromisso com a mobilidade social por meio da inclusão produtiva e do fortalecimento das comunidades. Seguiremos apoiando e expandindo essas iniciativas com o objetivo de alcançar resultados que impactem positivamente a vida das pessoas”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor Geral da Fundação Grupo Volkswagen.

Campanha do Polo Rock in Rio celebra parceria da VW com o festival

A Volkswagen do Brasil já está aquecendo os motores para o Rock in Rio 2024 e estreou a campanha publicitária do Polo Rock in Rio, a versão especial do carro de passeio mais vendido do País e automóvel oficial do maior festival de música e entretenimento do mundo. O filme da AlmapBBDO captura a energia vibrante do evento e destaca a parceria de 13 anos com a Volkswagen.

O conceito da campanha celebra os 40 anos do Rock in Rio e os 71 anos da Volkswagen do Brasil, unindo a icônica música “Smoke on the Water”, do Deep Purple – uma das atrações do Rock in Rio 2024 -, a ícones da marca ao longo das décadas. A trilha sonora, produzida pela Cabaret Studio, serve como fio condutor do enredo, acompanhando um personagem que, partindo de 1985, avança pelas décadas com diferentes modelos da Volkswagen, sempre rumo ao Rio de Janeiro. A jornada culmina no Rock in Rio 2024, destacando a forte presença da marca nas histórias dos brasileiros e na Cidade do Rock.

Volkswagen e Rock in Rio

Além de ser a fabricante de automóveis oficial do Rock in Rio pela 5ª vez, a Volkswagen do Brasil também é co-patrocinadora da Rota 85, área temática do festival. Para a edição especial de 40 anos, serão sete dias de shows (13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024), com 700 mil pessoas na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro (RJ).

Para a celebração, mais de 500 horas de experiência estão programadas para os sete palcos da Cidade do Rock, que ocupará uma área de 385 mil m². O Rock in Rio é dos mesmos produtores do The Town, o maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que teve sua primeira edição em 2023 e alcançou público de 500 mil pessoas em cinco dias na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos. A edição paulistana também contou com patrocínio da Volkswagen do Brasil e a versão especial T‑Cross The Town, do SUV mais vendido do Brasil.

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