Na quinta-feira, 17 de outubro, a 100 Open Startups, plataforma pioneira em open innovation, anunciou as startups, scaleups e corporações líderes em inovação aberta no Brasil, premiadas na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups. O anúncio oficial e premiação aconteceu na Noite de Gala realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.
Especificamente na categoria de MarTechs, foram 124 startups e scaleups com contratos validados de open innovation com corporações. As startups de MarTechs tiveram um aumento de 37% na atividade de open innovation, alcançando um total de R$ 335 milhões contratados no período do Ranking 2024.
Para alcançar uma posição de TOP 10 entre as startups de MarTechs, foram necessários 80 pontos. Das startups premiadas na categoria, duas são novas em relação ao Ranking 2022. Dentre as tendências de inovação mais exploradas entre as startups de MarTechs, destacam-se Big Data & Analytics, Artificial Intelligence e Customer experience. Além disso, as indústrias que mais se relacionaram com essas startups e scaleups foram Bens de Consumo e Alimentação, com 12,9%, seguida por Varejo e Distribuição (9,2%) e Serviços Profissionais (7,9%).
“Os números consolidam o início de uma nova era da open innovation, em que a gestão de ecossistemas passa a ser central na estratégia de inovação das corporações e das startups. Cada vez mais, a colaboração é essencial para se alcançar resultados em inovação“, comenta Bruno Rondani, CEO e fundador da 100 Open Startups.
Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups se consolidou como o maior ranking corporativo da América Latina e é considerado referência para o mercado. Construído a partir de critérios objetivos, reconhece e premia as corporações líderes em open innovation, além das startups mais atraentes para o mercado corporativo. O volume de contratos de open innovation aumentou de R$ 6,4 bilhões em 2023, para R$ 10,8 bilhões neste ano, representando um crescimento de 69%, com 62.216 relacionamentos contabilizados.
A plataforma identificou mais de 39 mil open startups cadastradas, sendo 5.077 com contratos de open innovation no ciclo 2024 — cerca de 20% a mais que em 2023. Das 9.419 corporações, 6.001 tiveram relacionamentos de open innovation com ao menos uma startup.
A Noite de Gala de Anúncio Oficial e Premiação da 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.
Sobre a Huntag
Plataforma on-line para organização e distribuição de materiais digitais de marketing e comunicação, mais conhecido como Digital Assets Management. Tem como objetivo auxiliar as equipes na coesão e consolidação das suas marcas.
Nasceu através da dificuldade que seu founder, Murilo Lopes, sempre presenciou em relação a criação de alto volume de conteúdo. “Trabalho muito tempo com criação de conteúdo, atuei alguns anos com educação corporativa, e sempre existia a necessidade de reaproveitar recursos visuais. Na maioria das vezes, era apresentado ao cliente mais de uma proposta para ele aprovar. Depois de aprovado, as outras ideias que foram produzidas, sempre acabavam indo para o limpo das empresas, seja aquela pasta perdida na rede ou nuvem, ou aquele HD que a TI fazia backup. Depois de alguns dias, sempre surgia um projeto que algumas daquelas criações que não foram aprovadas, poderiam ser aproveitas. Neste momento era aquele “deus nos acuda” pois ninguém sabia ao certo onde estavam os materiais.”
Vendo essa dificuldade, Murilo enxergou uma oportunidade de poder facilitar essa organização e distribuição dos materiais.
“Até existia as tentativas de organizar os materiais nas pastas em rede ou nuvem, mesmo assim existiam ainda muitos ruídos. Os arquivos não estavam nas pastas corretas, pessoas poderiam mudar de pastas, existia a dificuldade de compartilhamento através de links externos etc. Mais do que ficar tentando organizar as coisas em pastas, o ideal era ter a facilidade de busca, como um “banco de conteúdos”, que através de palavras-chaves as pessoas pudessem encontrar com muita facilidade os materiais. Foi aí que surgiu a Huntag.”
A ideação da Huntag surgiu em meados de 2015-2016, foram 2 anos de MVP (Mínimo Produto Viável), com aquisição de clientes como a companhia aérea latam, até que em 2018 foi a virada de chave. Lançaram a primeira versão oficial da plataforma.
Ao longo desses anos a Huntag foi se atualizando, enxergaram no Marketing e Comunicação uma grande oportunidade de otimizar os processos internos.
“Depois do lançamento do MVP que fomos entender o que realmente nossa plataforma era, um sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais (ou Digital Assets Management). Após alguns estudos vimos que nos EUA e Europa existiam grandes players, enquanto aqui no Brasil ainda não havia. Então conseguimos enxergar o caminho que deveríamos trilhar e foi aí que decidimos atuar nas áreas de marketing e comunicação, onde as marcas lidam com um grande volume de conteúdo.
Sempre costumo dizer que os ativos digitais das marcas, são grandes patrimônios que necessitam de cuidado e atenção. Carregam com eles toda a intelectualidade das pessoas que criaram, além do tempo de produção. Por isso, é tão importante para as marcas terem um local apropriado para distribuição e gestão dos seus materiais. “
Ao longo desses anos a Huntag já está na segunda versão, atuando em grandes empresas como Aegea, Grupo Multi, Petz, Chilli Beans, Leroy Merlin, Zee.Dog entre outras. Auxiliando os times de marketing, comunicação e conteúdos, na otimização dos seus processos internos e na coesão de suas marcas.
“Ainda temos um longo caminho pela frente, estamos fazendo um trabalho duro de “educação do setor”, com materiais e conteúdos. Mas já vejo uma evolução muito grande de 2018 para cá, pois muitas empresas estão nos procurando com a preocupação de manterem seus ativos digitais mais seguros e organizados.” – Murilo Lopes, founder e CRO da Huntag.
Conheça as startups TOP 10 MarTechs 2024:
Atendare
Beeviral
Driva
Huntag
instanteaser
Maestro ABM
Manfing
Monking
OMNIHUNTER – Assets Recovery
STANDOUT
Para mais informações: clique aqui.
Sobre a 100 Open Startups
A 100 Open Startups é a plataforma de open innovation pioneira e líder na América Latina, que tem como missão transformar o mercado e a sociedade a partir da inovação pela colaboração entre empresas e startups. Desde 2008, organiza a Open Innovation Week – Oiweek, comunidade que reúne mais de 200 mil profissionais e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora a evolução da prática da inovação aberta e premia as empresas e startups líderes. A plataforma digital já facilitou mais de 1 milhão de interações que resultaram no registro de mais 130 mil acordos de open innovation e R$ 13,5 bilhões em contratos entre startups e corporações. Atualmente, são mais de 39 mil startups e 9 mil corporações cadastradas na plataforma.