Início Notícias Informações e orientações para os eleitores no 2º turno das eleições 2024

Informações e orientações para os eleitores no 2º turno das eleições 2024

“Quem não votou no primeiro turno não só pode, como deve ir às urnas neste domingo", afirmou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia.

0
Foto: LR Moreira/Secom/TSE

Neste domingo, 27 de outubro, quase 34 milhões de eleitores em 51 cidades brasileiras voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. Em discurso em cadeia nacional, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, ressaltou a importância do voto como “gesto maior da vida democrática e um poderoso instrumento de transformação social”. Em suas palavras, ela convidou todos a participarem deste momento de decisão: “Ao votar, você faz uma escolha pelo seu futuro e pelo futuro das pessoas que você ama.”

Horário da votação
As urnas estarão abertas das 8h às 17h (horário de Brasília). Em alguns estados, por conta do fuso horário, haverá adaptações:
Acre: das 6h às 15h;
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h;
Amazonas: Em 11 cidades, a votação segue o horário do Acre, das 6h às 15h, e em outras 51 cidades, das 7h às 16h.

Documentos necessários para votar
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como:
E-Título (com foto), Carteira de identidade, Identidade social, Passaporte ou documento equivalente, Certificado de reservista, Carteira de trabalho, Carteira de habilitação.
Os documentos não precisam estar dentro do prazo de validade, mas a certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas.

Uso de celulares e dispositivos eletrônicos
Para garantir o sigilo do voto, o eleitor não poderá levar celulares ou outros eletrônicos para a cabine de votação. Os aparelhos devem ser desligados e deixados em um local indicado pelos mesários. Apenas pessoas com deficiência que usam tecnologia assistiva estão autorizadas a entrar com esses dispositivos.

Quem não votou no primeiro turno pode votar?
Sim, quem não votou no primeiro turno ainda pode votar no segundo, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Como justificar ausência no dia da votação?
Eleitores que não poderão comparecer devem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título até o sábado, 26 de outubro. A ausência não justificada pode resultar em multa e suspensão de direitos.

O que não é permitido no dia da eleição?
O TSE proíbe várias atividades no dia das eleições, incluindo:
* Distribuição de santinhos e materiais impressos;
* Aglomerações com camisetas, bandeiras e objetos de propaganda;
* Propaganda ruidosa ou abordagem de eleitores;
* Publicação de propaganda eleitoral ou impulsionamento de conteúdo nas redes.

O que é permitido?
O eleitor pode manifestar sua preferência política de forma individual e silenciosa, como ir votar com uma camiseta ou adesivo do candidato. Conteúdos já publicados podem ser mantidos nas redes, e adesivos em veículos são permitidos.

Crimes eleitorais e sanções
Entre os crimes eleitorais estão:
Uso de alto-falantes, Realização de comícios ou carreatas, Propaganda de boca de urna,
Persuasão do eleitorado no dia da votação.
Quem cometer essas infrações pode ser condenado à prisão e, no caso de candidatos, sofrer sanções como cassação do mandato e inelegibilidade por 8 anos.

O que disse a Ministra Cármem Lúcia
Em pronunciamento na noite de sábado, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, reforçou a importância da participação no segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorrerá neste domingo. Destacando o voto como um “gesto maior da vida democrática”, a ministra incentivou os mais de 33 milhões de eleitores em 51 cidades a exercerem seu direito, enfatizando que a escolha de cada um contribui para um Brasil mais justo e reflete um compromisso com o futuro de todos.

Cármen Lúcia também reforçou a segurança e auditabilidade das urnas eletrônicas e agradeceu o trabalho das quase 2 milhões de mesárias e mesários e das forças de segurança, que ajudam a garantir um pleito pacífico e organizado. Em sua fala, ela convidou aqueles que não participaram do primeiro turno a comparecerem às urnas, lembrando que “o voto é um instrumento poderoso de transformação social.”

Para acompanhar o resultado das eleições do segundo turno, você pode utilizar várias plataformas oficiais e confiáveis que divulgam os dados em tempo real:

Aplicativo Resultados (Justiça Eleitoral): Disponível para download em dispositivos Android e iOS, esse app oferece o acompanhamento em tempo real dos resultados apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Site do TSE: O site oficial do TSE também disponibiliza a apuração dos votos. Durante o dia da eleição, uma seção especial é dedicada à divulgação dos resultados em tempo real.

Televisão e Portais de Notícias: Redes de televisão e principais portais de notícias como G1, UOL e Folha de S.Paulo costumam acompanhar e transmitir os resultados diretamente das fontes oficiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui