Início Notícias Itaú Unibanco apresenta a 14ª Bienal Brasileira de Design em Aracaju em...

Itaú Unibanco apresenta a 14ª Bienal Brasileira de Design em Aracaju em dezembro

Banco reforça compromisso com a criatividade e patrocina evento que destaca o design brasileiro e a herança cultural do Nordeste.

0

O Itaú Unibanco anunciou, no dia 21 de novembro de 2024, seu patrocínio à 14ª Bienal Brasileira de Design, que será realizada em Aracaju (SE), de 6 a 20 de dezembro de 2024, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Após uma pausa de cinco anos, a Bienal retorna com o tema “Giros: movimentos que dão voz às nossas histórias, culturas e identidades”, marcando sua primeira edição no Nordeste brasileiro.

Com o patrocínio à Bienal, o Itaú celebra um ano do rebranding de sua marca, reafirmando a importância do design em sua trajetória de mais de quatro décadas. Segundo Clayton Caetano, Head de Branding e Design do Itaú, o evento representa uma oportunidade para destacar o papel do design como agente de transformação.

O banco terá um espaço exclusivo de 200 m², onde apresentará uma galeria em homenagem a designers renomados, uma linha do tempo de sua evolução visual e oficinas conduzidas pelo Mestre Nivaldo, artista local especializado em xilogravura. Os participantes poderão criar suas próprias matrizes e produzir impressões únicas, culminando em uma obra coletiva exposta no local.

Com curadoria da sergipana Samia Jacintho e identidade visual assinada por Breno Loeser e Camilla Mattos, a Bienal destaca a dança Parafuso, símbolo de resistência e transformação cultural, como inspiração para o tema “Giros”. A narrativa visual do evento explora texturas e formas tridimensionais, conectando o real ao imaginário.

A programação inclui novas categorias de design, como o design lúdico, além de debates sobre temas contemporâneos, como inteligência artificial. O evento também contará com um bate-papo especial no dia 7 de dezembro, às 19h, no Cinema Alquimia, com Clayton Caetano, Mylena Rocha, Fabio Haag e Renato Amoroso, diretor do documentário que revela os bastidores do rebranding do Itaú. Após a conversa, haverá uma exibição exclusiva do filme, aberta ao público.

Organizada pela ADG Brasil, a Bienal pretende atrair visitantes de todo o país para discutir e celebrar o design como expressão cultural e ferramenta de inovação. Além de apresentar projetos consagrados, o evento busca fomentar a troca de ideias sobre o futuro do design no Brasil e no mundo.

Fotos: Marx Dantas
Design: Camilla Mattos e Breno Loeser
3ds e motions: Bruno Faiotto
Motion graphic: Eduardo França
Redação: Camila Rocha

14ª Bienal Brasileira de Design
Quando: 6 a 20 de dezembro de 2024
Local: Centro de Convenções AM Malls Sergipe, Aracaju (SE)
Realização: ADG Brasil
Patrocínio: Itaú Unibanco

Para mais informações e ingressos, acesse o site oficial do evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui