A pré-venda para os aguardados shows da banda System Of A Down no Brasil começou nesta terça-feira (17), às 10h, com exclusividade para fãs que receberam um código de acesso enviado pela banda após inscrição prévia. No entanto, o início das vendas pela plataforma Eventim tem sido marcado por denúncias de instabilidade e dificuldades relatadas por internautas nas redes sociais.
O System Of A Down, conhecido por sucessos como “Chop Suey” e “Toxicity”, se apresentará nas cidades de Curitiba (Couto Pereira), Rio de Janeiro (Engenhão) e São Paulo (Allianz Parque) nos dias 6, 8 e 10 de maio de 2025, respectivamente. Os ingressos custam entre R$ 197,50 (meia-entrada para arquibancada em Curitiba) e R$ 1.095 (inteira na pista premium em qualquer cidade).
Além disso, há pacotes especiais, como o Hot Seat e o Pacote VIP, que oferecem benefícios como entrada antecipada, acesso a itens exclusivos da turnê e pôsteres autografados.
Desde o início da pré-venda, usuários têm relatado dificuldades em acessar a plataforma e concluir as compras. Entre as principais reclamações estão:
Fila virtual infinita: Muitos usuários foram direcionados para uma sala de espera virtual, onde uma mensagem informava que o sistema estava buscando ingressos, mas sem avanços no processo.
Erros no pagamento: Outros relataram que chegaram à etapa de pagamento, mas enfrentaram falhas que resultaram no cancelamento da operação.
Reinício do processo: Alguns internautas afirmaram que foram removidos da fila após concluírem a seleção dos ingressos, retornando ao início da fila virtual.
Um exemplo é o relato do internauta Artur Limp, que compartilhou sua experiência no X (antigo Twitter):
“Cara, eu literalmente estava na parte de comprar o ingresso e o pagamento tava processando, quando simplesmente a Eventim me joga na fila e cancela tudo.”
Outro usuário, Bruno Anjos, desabafou:
“Desisto da Eventim. 10 em ponto, jogou pra essa tela e já era. Sem ingresso.”
A equipe de comunicação da Eventim divulgou a seguinte nota:
“A Eventim, empresa contratada pelos promotores do evento para realizar as vendas dos ingressos, lamenta que não tenha sido possível atender à grande demanda de fãs que gostariam de comprar ingressos para o show.
O esgotamento dos ingressos quase que imediatamente à abertura de vendas é um fenômeno bastante comum aos eventos de grande relevância nos cenários nacionais e internacionais. Infelizmente, nestes casos em que a demanda por compra supera em muitas vezes o número de ingressos disponibilizados para a venda e por mais que nossos sistemas e operação funcionem na normalidade, há, na sua grande maioria, um grande sentimento de frustração dos fãs que reverbera negativamente na mídia e nas redes sociais.
O processo de compras é seguro e orgânico, e alguns retornos no estoque de ingressos podem ocorrer (quando há falta de crédito no cartão do cliente, por exemplo), e neste caso, uma janela de disponibilidade poderá se abrir para os clientes seguintes.
A Eventim reitera seu compromisso de cooperação com os órgãos competentes nos temas relevantes à venda de ingressos, sempre com o objetivo de trazer a melhor experiência para os fãs.
Vale ressaltar que o único site de vendas oficial show do System Of a Down é o da Eventim (https://www.eventim.com.br/systemofadown). A Eventim solicita aos clientes que sempre estejam atentos a essa URL e não comprem ingressos em qualquer site que não seja o oficial. Muitas vezes os ingressos vendidos nesses sites podem ser falsos ou mesmo não existir. A empresa possui sistema de monitoramento de sites falsos e, quando os identifica, solicita imediato cancelamento destes aos portais de busca e redes sociais.
Por fim, a Eventim está presente em 27 países e é responsável pela comercialização de mais de 250 milhões por ano (eventos como Jogos Olímpicos de Paris e do Rio de Janeiro, final da Copa Libertadores da América de futebol em 2021 e de grandes tours de artistas nacionais e internacionais como Titãs, Natiruts, Coldplay, RBD entre diversos outros).
A empresa, líder do mercado europeu, informa que seus sistemas seguem os mais altos níveis de segurança tecnológica e possuem capacidade para processar a demanda intensa de tais eventos, o que se verificou, diante da efetiva aquisição, pelo público consumidor, do total de ingressos disponíveis à venda.”