Na madrugada deste sábado (4) para domingo (5), foram divulgados os confrontos dos tenistas brasileiros no qualifying do Australian Open. Cinco representantes do Brasil disputarão a fase preliminar que definirá os últimos participantes das chaves principais do torneio, com início marcado para a próxima semana.
O qualifying, ou “qualy”, é composto por três fases eliminatórias, e os tenistas precisam vencer todas para garantir uma vaga na chave principal. O torneio será transmitido pelo Disney+, que também oferece uma promoção especial de assinatura com desconto até 6 de janeiro.
Thiago Monteiro
O mais experiente dos brasileiros, Thiago Monteiro, de 30 anos, disputará seu oitavo Australian Open. Atual 106º do ranking, ele enfrentará o australiano Jason Kubler, que já foi o número 63 do mundo, mas ocupa atualmente a 840ª posição devido a lesões.
Monteiro venceu o único confronto entre eles, no Masters 1000 de Miami, em 2023. O jogo acontecerá neste domingo (5), às 23h30, na quadra 3. Se avançar, enfrentará o vencedor de Valentir Hoyer (França) e Marc Polmans (Austrália).
João Fonseca
As maiores expectativas entre os homens estão sobre João Fonseca, de apenas 18 anos, que vive uma excelente fase. Após conquistar o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra, ele alcançou a 113ª posição no ranking da ATP.
Em sua estreia no Australian Open, Fonseca enfrentará o argentino Felipe Agustin Gomez, 136º do ranking, na segunda-feira (6), às 20h (horário de Brasília). Este será o primeiro duelo entre eles. Se avançar, enfrentará o vencedor de Coleman Wong (Hong Kong) e Dimtry Popko (Cazaquistão).
Felipe Meligeni
Felipe Meligeni, de 26 anos, está na 150ª posição do ranking da ATP e busca avançar além da segunda fase do qualy pela primeira vez. Ele enfrentará o francês Clement Chidekh, 191º do ranking, na segunda-feira (6), às 20h (de Brasília).
Se passar, Meligeni terá como próximo adversário o holandês Tim Van Rijthoven, sem ranking atualmente, ou o suíço Jerome Kym (135).
Gustavo Heide
O jovem Gustavo Heide, de 22 anos e 175º do ranking, fará sua estreia no Australian Open contra o sérvio Laslo Djere, ex-top 30 e atualmente na 115ª posição. O confronto será neste domingo (5), às 20h, na quadra 7. Caso avance, enfrentará Cristian Garin (Chile) ou Murkel Dellien (Bolívia).
Laura Pigossi
No torneio feminino, Laura Pigossi é a única representante brasileira. Atual 160ª do ranking, a medalhista olímpica de Tóquio-2021 enfrentará a espanhola Guiomar Maristany, número 199, neste domingo (5), às 23h30, na quadra 14. Em caso de vitória, Pigossi enfrentará a vencedora entre Viktorija Golubic (Suíça) e Anastasiia Sobolieva (Ucrânia).
O Australian Open será uma oportunidade para os brasileiros mostrarem seu talento em quadra e tentarem avançar para a elite do tênis mundial. Com confrontos desafiadores, todos os jogos do qualifying serão transmitidos pelo Disney+ a partir das 20h.
A programação completa do evento está disponível no site oficial do Australian Open, onde os fãs podem conferir todos os horários e detalhes das partidas.