Para marcar os 40 anos de história, o programa Sem Censura, da TV Brasil, realiza uma temporada especial de verão na Bahia, transmitida ao vivo do Cineteatro 2 de Julho, em Salvador. Entre os dias 20 e 31 de janeiro, o programa ganha um cenário especial e conta com a colaboração da TVE Bahia. A iniciativa celebra a tradição do programa, que estreou em 1985, e coincide com os 40 anos do axé music, destacando ainda mais a conexão cultural com o estado.
Nesta edição especial, o programa volta a contar com plateia, que acompanhará entrevistas e apresentações musicais ao vivo. A apresentadora Cissa Guimarães reforça a empolgação com o formato: “Vamos trazer algumas das atrações do Festival de Verão para dentro do programa e mostrar para o país todo na TV Brasil. O público pode esperar muita alegria, cultura e informação boa”.
Com transmissão ao vivo de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, o Sem Censura terá duas horas de duração. As edições incluem bate-papos descontraídos e participações musicais, mantendo o formato que combina informação, cultura e entretenimento.
O programa reestreou em 2024 com uma identidade visual renovada e novos quadros. Elementos clássicos, como a bancada em formato semícirculo, foram mantidos, mas com um visual mais jovem e integrado ao universo digital. O uso de trilha sonora em ritmo popular também atualiza a experiência para o público.
Cissa Guimarães destaca a emoção de conduzir o programa em uma fase tão significativa: “Eu me sinto honrada de estar à frente da bancada do Sem Censura nessa marca histórica. Este programa é sinônimo de qualidade em cultura, arte e serviço”.
Participações Especiais
O programa conta com debatedores fixos e convidados especiais, entre eles:
Milton Cunha (carnavalesco);
André Curvello (jornalista);
Hugo Bonemer e Fernando Caruso (atores);
Dadá Coelho (comediante);
Rodrigo França (diretor de teatro e cinema);
Luana Xavier (atriz e apresentadora).
As sextas-feiras serão dedicadas a tributos musicais, com apresentações ao vivo homenageando grandes nomes da música brasileira, como Gal Costa e Elis Regina.
Onde Assistir e Interagir
O Sem Censura está disponível em multiplataformas:
TV Brasil Play (app gratuito para Android e iOS);
YouTube (youtube.com/tvbrasil);
WebTV (tvbrasil.ebc.com.br/webtv);
Spotify (em formato de podcast).
A interatividade com o público é estimulada pela hashtag #semcensura nas redes sociais e pelo WhatsApp (21) 99903-5329. Durante os programas, Cissa Guimarães lê e comenta mensagens enviadas pelos telespectadores.
Líder em discussão cultural desde 1985, o Sem Censura foi criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima no período da reabertura política. Grandes nomes da comunicação já passaram pela bancada, como Leda Nagle (1996-2016), consolidando o programa como referência em jornalismo cultural. Sob a direção de Bruno Barros, o Sem Censura continua sua missão de promover a produção cultural brasileira e revelar novos talentos.