A 11ª edição do Rio Open, apresentado pela Claro, trará uma inovação tecnológica que promete transformar a experiência dos jogadores e do público: a Chamada Eletrônica de Linha (ELC, na sigla em inglês). A tecnologia, que se tornará obrigatória em todo o circuito da ATP a partir de 2025, será implementada em todas as quadras de jogo no Jockey Club Brasileiro, durante o torneio, que acontece entre os dias 15 e 23 de fevereiro.
A ELC substitui os tradicionais juízes de linha e tem a função de indicar automaticamente quando a bola está fora, além de detectar possíveis infrações de saque, como o foot fault (quando o jogador pisa na linha de fundo ao sacar). O sistema é reconhecido por sua precisão superior à observação humana, proporcionando maior justiça e dinamismo às partidas.
“O ELC Live é uma tecnologia que finalmente poderá ser usada no saibro. Seremos apenas o segundo torneio a adotar esse sistema e torcemos para que o público goste da inovação. Em breve, o sistema tornará a transmissão e a experiência do fã de tênis ainda mais ricas, com inúmeros dados e estatísticas geradas automaticamente”, afirmou Lui Carvalho, diretor do Rio Open.
Além de garantir decisões mais precisas dentro de quadra, a tecnologia ELC também oferecerá uma grande quantidade de dados sobre o desempenho dos jogadores. Com o suporte da Tennis Data Innovations (TDI), a ferramenta fornecerá insights detalhados sobre posicionamento, movimentação da bola, velocidade do saque e outros elementos estratégicos fundamentais para atletas e treinadores.
Outra novidade do Rio Open 2025 é a ampliação das transmissões das partidas. Além dos jogos da Quadra Central Guga Kuerten, exibidos no Sportv 3, os fãs de tênis poderão acompanhar, pelo Globoplay, os confrontos das chaves principais de simples e duplas na Quadra 1, de segunda a sexta-feira.
“Temos grandes jogos nessa quadra. A procura e o interesse por essas partidas estão aumentando, e a atmosfera fica incrível. Muitos jogadores, inclusive, pedem para atuar ali devido à proximidade com a torcida. É uma quadra superconcorrida, onde acontecem também muitas partidas das duplas brasileiras”, destacou Thomaz Costa, vice-diretor do Rio Open.
O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul e já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Em sua história, a competição coroou grandes campeões, como Rafael Nadal, David Ferrer, Pablo Cuevas, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Laslo Djere, Cristian Garin, Cameron Norrie, Sebastián Báez e Carlos Alcaraz.
Além disso, o torneio já recebeu grandes nomes do circuito mundial, como Kei Nishikori, Jo-Wilfried Tsonga, John Isner, Marin Cilic, Gael Monfils e Fabio Fognini. Para a edição de 2025, estão confirmadas as participações de Alexander Zverev, Holger Rune, Lorenzo Musetti e João Fonseca, prometendo disputas emocionantes e de alto nível técnico.
Com a adoção da tecnologia de Chamada Eletrônica de Linha e a ampliação das transmissões, o Rio Open segue inovando e consolidando sua posição como um dos torneios mais relevantes do circuito mundial de tênis.